terça-feira, 5 de outubro de 2021

ONG de Aminatou Haidar reage à expulsão de duas ativistas espanholas (notícia do órgão de informação marroquino Yabiladi)

 



Yabiladi 05-10-2021 - (publicação online marroquina) -A "Instância Saharaui contra a ocupação marroquina" (ISACOM) reagiu esta semana à expulsão por Marrocos no sábado, 2 de Outubro, de duas advogadas espanholas e de uma mulher (médica) saharaui, de nacionalidade espanhola, de Laayoune. Em comunicado, a ONG pró-Polisário de Aminatou Haidar denunciou a decisão das autoridades marroquinas, afirmando que as "três ativistas" se deslocavam ao Sahara para visitar o ativista pró-Polisário Sultana Khaya.

 

"As observadoras internacionais não só foram expulsas, como também sujeias a violência física e verbal por membros das autoridades de ocupação", disse a ISCOM, qualificando a expulsão de "fortemente condenada" e descrevendo-a como "encorajando elementos da polícia marroquina a continuar a cometer os seus crimes contra os defensores dos direitos humanos saharauis".

A associação liderada por Aminatou Haidar aproveitou a mesma oportunidade para "apelar à comunidade internacional para pressionar Marrocos e forçá-lo a respeitar os seus compromissos internacionais relacionados com a questão da descolonização do Sahara" e "a abertura dos territórios aos media, aos observadores internacionais e às organizações internacionais de direitos humanos".

No sábado, as três activistas tinham acabado de chegar a Laayoune vindas das Ilhas Canárias e tiveram de apanhar outro voo para o arquipélago, após uma intervenção das autoridades locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário