quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Marrocos mobiliza uma verdadeira "máquina de media" contra os saharauis




Argel (APS) 16-12-2021 - Marrocos mobiliza uma verdadeira "máquina de comunicação" contra os saharauis, disse Mohamed Salem Ahmed Laabeid, diretor da televisão Sahraui RASD TV, acrescentando que esta mesma "máquina" é apoiada por medias estrangeiros.

"Marrocos implementa uma verdadeira máquina de meios de comunicação, incluindo canais de televisão, estações de rádio, jornais e websites. É apoiado por meios de comunicação social estrangeiros em diferentes países", disse Mohamed Salem Ahmed Laabeid à APS.

Esta situação "pressiona-nos a pôr em prática uma nova política de media", disse, considerando que a melhor maneira de ripostar era confiar no elemento humano, concentrando-se na formação de jornalistas.

O outro ponto forte dos saharauis, prosseguiu, é a justeza da sua causa, que é agora apoiada por resoluções da ONU e decisões da justiça internacional.



Um blackout mediático imposto pelos meios de comunicação árabes e ocidentais

Um blackout "perigoso" é imposto sobre a questão saharaui pelos meios de comunicação árabes e ocidentais, disse o diretor da RASD TV.

"Os canais árabes e estrangeiros obscurecem a questão saharaui e evitam mostrar o que está a acontecer nos territórios ocupados", disse ele.

Segundo Mohamed Laabeid, estes meios de comunicação evitam revelar o que é suportado, por exemplo, pela ativista Sultana Khaya, que se encontra em prisão domiciliária há mais de um ano e é regularmente submetida a tratamentos degradantes por parte das forças de segurança marroquinas.

"Nada foi dito sobre os detidos saharauis nas prisões marroquinas, nem sobre as 652 pessoas desaparecidas, incluindo 151 soldados, desde o início do conflito em 1975", disse o diretor da RASD TV.

"Vemos como o mundo foca as suas câmaras na Síria ou no Iémen e afasta os olhos do que está a acontecer no Sahara Ocidental. Isto é suscetível de nos fazer perder a confiança na credibilidade dos meios de comunicação social internacionais e da comunidade internacional", lamenta.

"O que nos aconteceu com a comunidade internacional está a acontecer-nos com os meios de comunicação internacionais", observa, salientando que Marrocos colocou o seu peso por detrás da questão saharaui para a manter invisível para o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário