sábado, 12 de fevereiro de 2022

Exército saharaui abate 12 militares marroquinos, sete dos quais são oficiais de várias patentes

 


Argel (ECS) - O exército saharaui anunciou em comunicado esta sexta-feira que matou 12 militares marroquinos em vários ataques no Sahara Ocidental desde o início de Fevereiro. "A morte destes 12 elementos das FAR marroquinas, sete dos quais oficiais, é o balanço dos ataques lançados durante vários dias no mês de Fevereiro e toda a informação está documentada", declarou Abdelkader Taleb Omar, embaixador da República Saharaui (RASD) em Argel, à AFP.

Segundo fontes saharauis, nntre as baixas infligidas às forças de ocupação marroquinas encontravam-se um coronel, um tenente-coronel, um tenente, um capitão, um sargento-mor, um sargento, um oficial subalterno, dois cabos e três soldados. A operação armada deixou dezenas de veículos militares e um lançador de mísseis destruídos, bem como a apreensão de documentação militar.

As autoridades marroquinas abstêm-se geralmente de confirmar ou negar as reivindicações da Frente Polisario sobre os confrontos armados que têm tido lugar desde 13 de Novembro de 2020 no território da antiga colónia espanhola.

A situação no Sahara Ocidental, uma antiga colónia espanhola considerada pela ONU como "território não autónomo até à descolonização", tem vindo a colocar Marrocos contra a Frente Polisario, o legítimo representante do povo saharaui, há décadas. Até agora, todas as tentativas para resolver o conflito fracassaram.

Marrocos ocupa mais de dois terços do território e propõe um plano de autonomia sob a sua soberania. Os saharauis, por seu lado, reclamam o referendo de autodeterminação organizado pela ONU previsto no cessar-fogo de 1991, que nunca se concretizou devido aos obstáculos de Marrocos.

Sem comentários:

Enviar um comentário