domingo, 13 de fevereiro de 2022

República Saharaui restabelece relações diplomáticas com as Honduras

 


ECS – sábado 12-02-2022 . Chahid Al Hafed - O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros hondurenho, Gerardo Torres, anunciou oficialmente o restabelecimento das relações bilaterais entre a República saharaui e o Estado das Honduras, durante uma receção realizada em sua honra pelas autoridades do Estado de Smara nos campos de refugiados saharauis.

El Viceministro de Relaciones Exteriores hondurenho, Gerardo Torres, iniciou este sábado, uma visita à República Saharaui, durante a qual se reunirá com dirigentes do Estado e autoridades locais, e será informado sobre o funcionamento das instituições do Estado saharaui..

A visita de dois dias do governante hondurenho incluirá reuniões com funcionários saharauis no quadro da cooperação e das relações comerciais. A este respeito, o diplomata hondurenho foi recebido pelo governante do Estado de Smara, Mariam Salek Hamada, e foi calorosamente recebido e acolhido pelo povo saharaui.

O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros hondurenho concluirá a sua visita com uma reunião com o Presidente da República saharaui e Secretário-Geral da Frente POLISARIO, Brahim Ghali.

Nos últimos meses, o governo do Peru anunciou a restauração das relações diplomáticas e a Bolívia o reforço das relações com a República Árabe Saharaui Democrática, que acusa o governo marroquino de ocupar ilegalmente parte do seu território. Agora, com este novo regresso às relações com as Honduras, que se encontram paradas desde o golpe de Estado de 2009, o reconhecimento da República Saharaui aumenta nos países latino-americanos graças à actividade diplomática da Frente POLISARIO, que também denuncia a ocupação sofrida pelo povo saharaui. Marrocos, que vê estes reconhecimentos com suspeita, está a utilizar a sua diplomacia para inverter estas decisões ou minimizar o seu impacto no estrangeiro através da "política do cheque".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário