quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Porta-voz da ONU diz que no Sahara não há guerra e que a MINURSO não informou de violações contra civis… !!!

 

O porta-voz da ONU, Farhan Haq


Nova Iorque (ECS). – O porta-voz da ONU, Farhan Haq, suscitou controvérsia ao afirmar que não há guerra no Sahara Ocidental, e que a Missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) não recebeu qualquer informação sobre os ataques marroquinos contra civis saharauis.

"No que diz respeito à guerra e aos ataques contra civis saharauis, o ponto básico é que a MINURSO relata tudo o que constitui uma violação dentro da sua área de operações (...). Recebemos detalhes quando isso acontece. Se não houver violações dentro da sua própria área de operações, não há nada que tenhamos de partilhar sobre isso", disse o porta-voz da ONU Farhan Haq, quando questionado. Acrescentou: "É claro que o Secretário-Geral informa regularmente sobre o trabalho que a MINURSO está a fazer, e depois ... o Conselho de Segurança recebe a informação dessa forma", concluiu.

Cabe recordar que tanto o Secretário-Geral da ONU como o Conselho de Segurança confirmaram a ruptura do cessar-fogo de 1991 a 13 de Novembro de 2020. No seu relatório (S/2021/843; parágrafo 2) datado de 1 entre outras coisas, "o reinício das hostilidades" entre o Estado ocupante de Marrocos e a Frente POLISARIO. Por seu lado, na sua resolução 2602 (2021) adoptada a 29 de Outubro de 2021, o Conselho de Segurança registou "com profunda preocupação a ruptura do cessar-fogo" (PP 14).

Haq evitou dizer se considera o que aconteceu como uma agressão contra o povo saharaui, que por agora, a própria ONU e os membros do Conselho de Segurança estão a estabelecer contactos com as partes em conflito, a Frente Polisario e Marrocos.

Peor seu lado, a Frente Polisario, em resposta às estranhas declarações do porta-voz do Secretário-Geral da ONU, anuncia que tomou nota da declaração feita por Haq durante a conferência de imprensa diária sobre a situação actual do "cessar-fogo" e o funcionamento da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) no Território.


Numa declaração divulgada na quarta-feira, a representação da Frente Polisario na ONU afirmou que não se pode negar que o cessar-fogo de 1991, que é parte integrante do Plano de Resolução da ONU-OUA aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança, foi flagrantemente violado pelo Estado ocupante de Marrocos através do seu acto de agressão contra os Territórios Saharauis Libertados a 13 de Novembro de 2020. "O novo acto de agressão marroquino não só pôs fim ao cessar-fogo e aos acordos militares conexos, como também minou o processo de paz da ONU no Sahara Ocidental e mergulhou a região noutra espiral de extrema tensão e instabilidade", lê-se na nota da Frente Polisario.

"Do mesmo modo, não se pode negar que as forças do Estado ocupante de Marrocos têm utilizado todo o tipo de armas, incluindo veículos aéreos não tripulados (UAV), para continuar a sua guerra genocida contra o povo saharaui, iniciada a 31 de Outubro de 1975. Como a própria MINURSO documentou, os drones marroquinos têm sido utilizados para matar cruelmente não só dezenas de civis saharauis, mas também civis e cidadãos de países vizinhos em trânsito pelos Territórios Saharauis Libertados", afirma.

Sem comentários:

Enviar um comentário