quarta-feira, 23 de março de 2022

Carlos Ruiz Miguel, Diretor do Centro de Estudos sobre o Sahara Ocidental ao “Le Soir d’Algerie”: «A posição de Sanchez é fruto de pressões marroquina e norte-americana»

 


“Le Soir d’Algerie” – 21-03-2022 - jornalista Tarek Hafid

Carlos Ruiz Miguel, Professor de Direito Constitucional e Director do Centro de Estudos do Sahara Ocidental da Universidade de Santiago de Compostela, acredita que o apoio demonstrado pelo presidente do governo espanhol é "o resultado da pressão marroquina e norte-americana". Segundo ele, esta reviravolta imposta por Pedro Sanchez na questão do Sahara Ocidental pode ser a causa de uma crise com a Argélia, o principal fornecedor de gás natural de Espanha.

 

Le Soir d'Algérie: Qual é a natureza da mensagem enviada pelo Primeiro-Ministro espanhol ao Rei de Marrocos, na qual anunciou que o plano de "autonomia" é "a base mais séria, realista e credível para a resolução do litígio"?

Carlos Ruiz Miguel : Este é um documento que o governo espanhol queria manter em segredo, mas foi revelado pelo gabinete do rei de Marrocos. O que foi dito é que se trata de uma “carta” do presidente do governo espanhol ao rei de Marrocos. Mas o texto completo e autêntico desta carta não foi divulgado. Parece que esta carta é a expressão de um acordo secreto cujos termos são desconhecidos. [NOTA: O teor da carta foi hoje dado a conhecer em exclusivo pelo jornal EL PAIS – ver imagem]

 

O que explica tal reação de Pedro Sánchez neste preciso momento? Ele foi pressionado?

Na minha opinião, a posição do presidente espanhol é fruto de uma dupla pressão: marroquina e norte-americana. Perante a pressão marroquina, a Espanha teria solicitado a intervenção norte-americana que parece ter patrocinado este acordo secreto.

 

Esta declaração marca uma negação por parte do Estado espanhol (que continua a ser a potência de administrante do Sahara Ocidental) do plano de resolução que prevê a organização de um referendo de autodeterminação?

Esta declaração é uma violação das obrigações da Espanha como potência administrante do território. A Espanha tem a obrigação de completar a descolonização e, se não tiver o controle do território, deve em qualquer caso agir para que a descolonização seja completa. Quando há um conflito aberto entre a potência ocupante e o movimento de libertação saharaui, esta declaração significa a perda da neutralidade para se colocar ao lado do agressor. Isso ao mesmo tempo em que a Espanha está se posicionando contra a Rússia por causa de sua invasão da Ucrânia....

 

O que a Espanha deve fazer para cumprir sua responsabilidade em relação ao Sahara Ocidental?

Na minha opinião, uma vez que Marrocos tenha demonstrado que não honrou os seus compromissos oficiais para facilitar a descolonização, o único resultado de acordo com a legalidade internacional será o reconhecimento da RASD (República Árabe Saharaui Democrática). Esta é a doutrina estabelecida pelo ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki.

 

Como reagiram a esta declaração a classe política espanhola e o movimento de solidariedade que apoia o povo saharaui?

Reagiram unanimemente com espanto e com deceção em alguns casos.

 

O que é considerado uma "reviravolta" espanhola terá consequências nos combates entre a Frente Polisario e Marrocos?

A nível militar, penso que este acordo não terá consequências na guerra que está a decorrer no Sahara Ocidental.

 

O governo argelino disse estar "surpreso com a repentina inversão" da posição da Espanha sobre a questão do Sahara Ocidental e decidiu chamar o seu embaixador em Madrid. Será este o início de uma crise entre a Argélia e a Espanha? Quais poderão ser as consequências?

Sim, é o início de uma crise que terá graves consequências para a Espanha. No preciso momento em que a eletricidade e o gás atingem preços mais altos, a Espanha irrita o seu principal fornecedor de gás. Para evitar as consequências, a Espanha queria que a Argélia aceitasse a proposta de aumentar as suas vendas de gás reabrindo o gasoduto que passa por Marrocos. Mas esta é uma pretensão fantasiosa que demonstra profunda ignorância.

Sem comentários:

Enviar um comentário