sábado, 2 de abril de 2022

A mudança de Espanha no Sahara dá luz verde a Marrocos para nos eliminar a sangue frio"

 

A ativista dos direitos humanos, o rosto mais conhecido da resistência saharaui nos territórios ocupados por Marrocos, denuncia a cumplicidade do governo espanhol com Rabat. "Eu própria sou uma vítima direta da traição do PSOE",  denuncia nesta entrevista.

FranciscoCarrión – El Independiente


Os efeitos secundários das humilhações que sofreu estão marcados no seu corpo. Também a devastação dos 32 dias de greve da fome que prosseguiu no final de 2009, quando foi ilegalmente expulsa de El Aaiún, nos territórios do Sahara Ocidental sob o jugo marroquino. Aminatou Haidar fala com El Independiente numa das visitas médicas que faz esporadicamente a Espanha. Dói, diz ela, pela "nova traição" que o governo espanhol cometeu contra os saharauis, 47 anos após a primeira.

Não lhe chamo uma mudança de posição mas aquilo que entende que é: uma nova traição", repete a ativista saharaui de 55 anos com décadas de luta atrás de si. "A decisão de Pedro Sánchez é vergonhosa porque viola claramente o direito internacional, especialmente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e as recomendações da Assembleia Geral da ONU, que apelam claramente a uma solução que respeite e garanta o direito à autodeterminação do povo saharaui", argumenta.

Aminatou fala com determinação, sem se esquivar a perguntas. O que mais a preocupa é que a carta do Primeiro Ministro (espanhol) a Mohamed VI, que apoia o plano de autonomia de Rabat, acabará por ser um "presente" para a repressão marroquina. Um exercício kamikaze de atirar gasolina ao fogo. "A Espanha está a apoiar a violação dos nossos legítimos direitos. É uma luz verde a um país autoritário como Marrocos para nos eliminar a sangue frio", adverte.

"É evidente que Marrocos considerará (esta posição) como uma carta branca para perseguir os ativistas saharauis e aqueles de nós que defendem a justiça, a democracia e a legalidade internacional. Nós, enquanto ativistas, pagaremos um preço muito elevado por esta atitude imprudente da Espanha: prisão, maus tratos, tortura e perseguição", sublinha. "Existem atualmente 43 presos saharauis nas prisões marroquinas com penas muito severas. Ainda ontem [quarta-feira] dois membros condenados a prisão perpétua foram torturados num dos cárceres".

A face mais famosa da resistência saharaui dentro do território ocupado sabe bem do que os serviços de segurança marroquinos são capazes e todas as linhas vermelhas que podem atravessar. Aos 21 anos de idade, foi presa após participar numa manifestação pacífica. Ela nunca foi julgada ou acusada, mas passou quatro anos nas chamadas "prisões secretas" da ditadura. "Fiquei todo esse tempo num local desconhecido, de olhos vendados e sofrendo todo o tipo de tortura que possa imaginar", diz ela sobre a sua provação nas masmorras do reino  Alauita.


Calvário nas prisões secretas do reino Alauita

"Isolaram-me do mundo exterior. Durante todo esse tempo, a minha família não sabia onde eu estava. Ainda me lembro das mãos atadas, da falta de higiene e da falta de medicamentos. Não consegui andar durante um mês e quando saí da prisão, a minha família levou-me diretamente para Marrocos para tratamento. Fui operada às costas, mas ainda hoje sofro dos efeitos secundários", conta. O seu último desafio às autoridades marroquinas surgiu no início de Dezembro do ano passado, quando apoiou uma manifestação exigindo o direito à autodeterminação.

"Fui agredida por agentes da polícia e paramilitares. Estou a ser tratada pelos efeitos secundários de ter as minhas vértebras deslocadas de novo", refere. "Muitos outros saharauis sofreram o mesmo. Há mais de 500 desaparecidos, muitos com nacionalidade espanhola", recorda antes de mencionar o caso de uma das suas camaradas, Sultana Jaya (Khaya).

"Ela é uma companheira da organização a que presido (ISACOM – Instância Saharaui Contra a Ocupação Marroquina) e ainda está sitiada. Ela foi violada, bem como a sua mãe e a sua irmã. Está há um ano e cinco meses sob cerco policial", adianta ela. Aminatu, que se encontra em Espanha por razões humanitárias, denuncia o blackout informativo nos territórios ocupados por Rabat.


Assédio e vigilância

"O acesso a observadores internacionais está bloqueado", queixa-se. Para além da tortura física, há um assédio contínuo. Aminatou é uma das centenas de vítimas da Pegasus, um programa malware fabricado por uma empresa israelita que tem sido utilizado por regimes autocráticos em todo o mundo para espionagem em massa de dissidentes, intelectuais ou ativistas. No caso dos saharauis a vigilância foi perpetrada por Rabat.

"os meus dois telemóveis foram infectados. Ainda hoje a minha pergunta às autoridades é: Porque me estavam a espiar? Não precisam de o fazer. A polícia está em frente da minha casa todos os dias, eles seguem-me quando levo o carro e observam cada movimento meu 24 horas por dia. Instalaram câmaras em frente da minha casa. Eles procuram algo contra a minha família, contra mim, para me difamar e controlar os meus contactos", diz a mulher que recebeu o Prémio Right Livelihood Award há três anos, baptizada como 'Prémio Nobel Alternativo', que é atribuído anualmente em Estocolmo.


- O regime de Mohamed VI não usa apenas chantagem e ameaças contra indivíduos, mas também contra Estados como a Espanha... É verdade.


- Mas devo dizer que nós, saharauis, não compreendemos a razão da fraqueza da Espanha em relação a Marrocos. É por isso que acredito que deve haver algo mais que nos escapa e que nós não sabemos. Não se trata apenas de chantagem imigratória. Gostaria de saber pessoalmente quais são as razões que levam a Espanha a ceder à chantagem e a trair os princípios da ONU.

Aminatou já não se surpreende com a cumplicidade do PSOE com o "establishment" marroquino. O pano de fundo destes laços, afirma ela, reside no seu próprio caso, a sua expulsão de Marrocos. "Eu própria sou uma vítima direta da traição deste partido. O que me aconteceu em 2009 foi uma consequência da cumplicidade absoluta do governo Zapatero com Rabat. Sem o PSOE e a sua cooperação, os marroquinos não me poderiam ter expulsado para Espanha. Deixei El Aaiún sem documentos".


As promessas não cumpridas de Espanha

"A colaboração favoreceu então a repressão marroquina, com a detenção de outros ativistas, o ataque violento ao campo de Gdeim Izik e a perseguição judicial. O mesmo irá acontecer agora", prevê Aminatou. Os mais combativos dos saharauis que exigem o direito do seu povo a decidir o seu futuro recordam a promessa de Felipe González, que em 1976 durante a sua visita aos campos de Tindouf (Argélia) prometeu: "O nosso partido estará convosco até à vitória final".


"Para ser honesta, há que dizer que a direita (espanhola) também não fez nada que possamos valorizar. Quando chegam ao poder, mudam a sua posição em público ou discretamente".


Palavras tão bonitas. Um amigo não o vende dessa forma. Dessas declarações, nada. Só temos conhecido traição. Sucessivos governos espanhóis venderam-nos para garantir os seus interesses pessoais", murmura. "Sabe, Marrocos oferece palácios e oportunidades económicas. Não só aos políticos espanhóis, mas também aos franceses", deixa escapar. Aminatou afirma que também não compreende a atitude da Unidas Podemos, que critica a mudança de posição e ao mesmo tempo permanece no governo que apoia a decisão.

"O nosso problema é que todos os partidos abraçam a nossa causa durante as eleições, mas nada se concretiza. Sánchez afirma que continuam a prestar ajuda humanitária ao povo saharaui. Eu respondo que não o queremos. Não precisamos deles para aliviar a nossa dor. O que pedimos é apoio político; que a Espanha assuma finalmente as suas responsabilidades históricas e legais, porque continua a ser o poder administrante", exige Aminatou. "A Espanha tem de estar consciente de que é culpada; que nos vendeu aos marroquinos em 1975 e continua a mentir-nos.

"Para ser honesta consigo, a  direita também não fez nada que possamos valorizar. Quando chegam ao poder, os partidos mudam a sua posição publica ou discretamente", diz a ativista, que envia uma mensagem à classe política de Espanha. "A Espanha não pode decidir em nome do povo saharaui. Que todos saibam isso. O povo saharaui deve ser soberano para decidir o seu futuro. A autonomia não pode ser uma solução se o povo saharaui não a aceitar", afirma.


"Esquizofrenia espanhola

Aminatou encontra apenas uma palavra para descrever a dissociação que a disputa saharaui exibe em Espanha: "esquizofrenia". "A posição do governo não tem nada a ver com a atitude da maioria dos espanhóis, que demonstram um elevado nível de solidariedade. "Exigimos o mesmo que a sociedade civil espanhola: que a Espanha assuma a responsabilidade, atue como ator sério e credível na comunidade internacional, e faça justiça aos saharauis. A independência do Sahara beneficiaria Espanha e a região. O Estado saharaui seria um exemplo de boa vizinhança e estabilidade.

Após décadas de "impasse", Aminatou não perdeu a esperança. "Estamos conscientes de que a nossa luta é longa e cheia de sacrifícios. E cabe-nos continuar a fazê-lo para mostrar que nenhuma solução pode ser séria, credível e duradoura se o direito inalienável do povo saharaui a decidir sobre o seu futuro não for respeitado", salienta . Ela própria está determinada a resistir. "É muito difícil viver nestas circunstâncias e ser mãe, sabendo que os seus filhos estão a sofrer nesta situação.


"Prefiro estar na prisão, mas na minha pátria, ao lado dos meus camaradas".


- Já alguma vez pensou em não regressar ao Sahara?


- Nunca. Voltarei assim que tiver uma operação e recuperarei. Apesar do preço que tenho de pagar. Prefiro estar na prisão, mas na minha pátria, com os meus companheiros.


Defensora da luta não-violenta

Apesar das ameaças de morte e do assédio dirigido a ela e aos seus filhos, Haidar faz incansavelmente campanha por uma solução política para um dos mais longos conflitos congelados do mundo e procura incutir os méritos da ação não violenta na próxima geração dos seus compatriotas. O júri internacional do Prémio Right Livelihood Award reconheceu-a em 2019 "pela sua ação firme e não violenta, apesar da prisão e da tortura, em busca de justiça e autodeterminação para o povo do Sahara Ocidental". "O povo saharaui tem sofrido sob ocupação marroquina há mais de 40 anos, durante os quais qualquer oposição tem sido brutalmente punida. A coragem e determinação de Haidar em organizar resistência não violenta e levantar a sua voz internacionalmente é uma inspiração para todos nós que acreditamos na justiça", disse Ole von Uexkull, diretor executivo da Right Livelihood Foundation, "Apesar da ocupação militar, repressão, tortura, detenções arbitrárias e violações dos direitos humanos fundamentais, o povo saharaui mantém uma luta pacífica e merece ser apoiado por todos para um dia alcançar a sua independência e liberdade", disse a laureada saharaui.


Aminatou Haidar

Mais de 30 anos de campanha não violenta pela independência do Sahara Ocidental deram a Haidar o apelido "A Gandhi Saharaui". Ela começou o seu ativismo na adolescência e é uma das fundadoras do movimento de defesa dos direitos humanos saharaui. Organizou manifestações, documentou casos de tortura e realizou várias greves de fome para sensibilizar a opinião pública para as violações de que é vítima o seu povo.



Sem comentários:

Enviar um comentário