segunda-feira, 25 de abril de 2022

Descobertas "fantasmas" de petróleo em Marrocos



Madrid (ECS). - A AGGEP (Associação de Geólogos e Geofísicos do Petróleo Espanhóis) desmantela toda a propaganda marroquina sobre a "descoberta de petróleo fantasma".

Todos os argumentos apresentados por Marrocos são "disparates", esclarece a organização. "Não houve tesouro, não houve filão, nem houve bolsa".

A organização, especializada em exploração petrolífera, esclarece que as intenções da "campanha publicitária" são levadas pela empresa estrangeira que visa enganosamente captar como "parceiros de investimento" antes de novembro de 2022.

De uma perspectiva política, a mesma falsa campanha é conduzida por Marrocos para atrair a atenção dos investidores internacionais. A campanha coincide com o pior momento económico de Marrocos, exigindo investimentos urgentes para evitar distúrbios sociais internos.  

Depois da Argélia ter decidido encerrar o Gasoduto Magrebe-Europa (GME), pelo qual Rabat recebia gratuitamente um milhão de metros cúbicos, e cerca de 200 milhões de euros em dinheiro, Marrocos está a sofrer a sua pior crise energética. 

Com as centrais elétricas de ciclo combinado (como Tahaddart) encerradas, o país do Norte de África enfrenta sérias dificuldades no acesso ao mercado internacional do gás. A acrescentar ao cenário sombrio está a falta de infra-estruturas de distribuição ou de instalações de regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito). 


Esclarecimento da AGGEP

"Após a divulgação em vários meios de comunicação espanhóis da recente descoberta de 'petróleo fantasma' em Marrocos, esclarecemos que existe um sistema de definição, avaliação e classificação dos recursos e reservas de hidrocarbonetos que foi acordado pelas mais importantes associações internacionais de profissionais do sector da exploração e produção de hidrocarbonetos: SPE, AAPG, EAGE, SPWLA, SPEE, SEG e World Petroleum Council", lê um comunicado da AGGEP ao qual a ECSAHARAUI teve acesso.

Este sistema, acrescenta o comunicado, normalmente utilizado na indústria, é conhecido como PRMS (Petroleum Resources Management System) e permite comparar, reduzir a subjectividade e melhorar a comunicação global da reserva de hidrocarbonetos e estimativas de recursos, cuja classificação é resumida na tabela em anexo (...).

Todos os números que foram publicados recentemente sobre o "petróleo fantasma" de Marrocos caem na categoria de "RECURSOS NÃO DESCOBERTOS" ou "RECURSOS PROSPECTIVOS", ou seja, NÃO DESCOBERTOS. Assim, não houve "tesouro", nem "filão", nem "jazida", nem "Marrocos encontra dois poços de petróleo",.... nem qualquer outro disparate que tenha sido publicado sobre o assunto.

Uma notícia falsa que só tem gerado muito barulho nos meios de comunicação e nas redes. Este ruído deu publicidade à empresa que opera a licença de exploração, a  'Inezgane', que desde agosto de 2021 procura um parceiro de investimento que se comprometa a financiar uma exploração antes de novembro de 2022, e a Marrocos, que com esta controvérsia chama a atenção para o atractivo de investir no país.


Sem comentários:

Enviar um comentário