domingo, 29 de maio de 2022

Guerra no Sahara Ocidental: as duas últimas semanas



Nas últimos duas semanas (a 79.ª e 80ª desde o reinício da guerra) os combates intensificaram-se no teatro de guerra do Sahara Ocidental (mais informação ver “WESTERN SAHARA WAR ARCHIVE” [https://www.westernsahara-wa.com/] elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. 

Os combatentes saharauis prosseguiram os seus ataques de artilharia flagelando o dispositivo militar marroquino entrincheirado ao longo do muro que se estende por mais de 2000 km. 

O sector de Mahbes (no nordeste do Sahara Ocidental, o mais próximo dos acampamentos saharauis) foi onde os combates foram mais constantes e intensos. Assinalámos 19 operações em diferentes zonas do sector militar, com destaque para o ataque ao Comando do 5º batalhão de Ocupação na zona de Laagad; o bombardeamento do Ponto de Observação nº 181 na região de Gararat Al-Attasa; e os dois ataques de artilharia (em dois dias distintos) à Base de Comando do 43º Batalhão situado na região de Ameitir Lamjeinza

No Sector de Smara (norte do SO) registaram-se três operações de artilharia importantes contra as tropas de ocupação entrincheiradas no muro, com destaque para o bombardeamento à sede de comando do 58º batalhão das forças marroquinas, situado neste sector.

No Sector de Hauza (norte do Sahara Ocidental) registaram-se 13 operações de bombardeamento de posições das Forças Armadas Reais (FAR) marroquinas de ocupação em diferentes zonas do sector.

No Sector de Farsia (nordeste do SO) tiveram lugar 5 operações de bombardeio e flagelação em diferentes posições; enquanto que no Sector de Bagari (centro do SO) e no Sector de Auserd (sul do SO) se registaram uma e duas operações de intenso fogo de artilharia, respectivamente, contra posições das FAR.


Sem comentários:

Enviar um comentário