quinta-feira, 2 de junho de 2022

Sultana Khaya calorosamente acolhida no aeroporto de Las Palmas

 


APS 02-06-2022 | Las Palmas (Espanha) – O ícone da resistência saharaui, Sultana Sayed Ibrahim Khaya, e a delegação norte-americana que a acompanhava, foram acolhidos calorosamente na sua chegada esta quarta-feira à noite ao aeroporto de Las Palmas, em Espanha, onde a ativista saharaui receberá tratamento após a deterioração da sua saúde, na sequência dos atos de violência e tortura perpetrados contra ela pelo ocupante marroquino.

Dezenas de membros da comunidade saharaui em Espanha e do movimento de solidariedade das Canárias com o povo saharaui afluíram ao aeroporto de Las Palmas, levando flores, para expressar a sua solidariedade com Sultana Khaya, que levava a bandeira nacional saharaui, e também o seu apoio ao direito do povo saharaui à liberdade e à independência, entoando slogans como "Não há alternativa à independência".

A chegada ao aeroporto de Las Palmas de Sultana Khaya teve grande cobertura mediática espanhola, o que indica a importância que o povo espanhol dá à causa saharaui.

Sultana Khaya denunciou em declarações aos media espanhóis a mudança de posição do chefe de governo espanhol Pedro Sanchez sobre a questão saharaui: "Em nome do povo saharaui, gostaria de dizer ao Sr. Sanchez (que apoiou o plano marroquino) que o povo saharaui deve decidir o seu próprio destino”.

Recorde-se que Sultana Khaya e a sua família têm sido sitiadas pelas forças marroquinas na sua casa em Bojador ocupado desde Novembro de 2020. A ativista saharaui tem sido repetidamente violada e espancada. No início de Maio, um grande camião embateu na casa de Sultana Khaya a uma hora muito tardia.

A presidente da Liga para a Defesa dos Direitos Humanos e a Proteção dos Recursos Naturais no Sahara Ocidental tinha anunciado na quarta-feira que se deslocaria ao estrangeiro para tratamento, sublinhando que a sua estadia médica lhe permitiria continuar a sua luta contra o ocupante marroquino que intensificou as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado.

Em comunicado, Sultana Khaya explicou à opinião pública saharaui e internacional que o "acordo para realizar esta viagem médica foi dado na sequência da insistência de um grupo de ativistas saharauis e americanos que apoiam a causa saharaui, incluindo o Dr. Tim Pluta".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário