sábado, 7 de maio de 2022

Impasse no norte da África: como o conflito do Sahara Ocidental está alimentando novas tensões entre Marrocos e Argélia


Um interessante artigo de Anthony Dworkin. Dworkin é membro senior de política do Conselho Europeu de Relações Exteriores. Ele lidera o trabalho da organização nas áreas de direitos humanos, democracia e ordem internacional. Entre outros assuntos, Dworkin realizou pesquisas e escreveu sobre o apoio da União Europeia ao multilateralismo, transição política no norte da África e estruturas europeias e americanas de combate ao terrorismo.


Resumo

  • As tensões entre Marrocos e a Argélia têm aumentado ultimamente, e existe agora um risco acrescido de surgimento de conflito armado.
  • A escalada está enraizada na disputa sobre o estatuto do Sahara Ocidental, onde Marrocos parece sentir que a sua reivindicação de soberania está a ganhar apoio internacional.
  • Marrocos e a Argélia têm relações significativas com Israel e a Rússia, respectivamente, mas também têm parceiros importantes em comum que poderiam desempenhar um papel na prevenção do agravamento do impasse.
  • Marrocos e Argélia têm interesses na Europa que a UE e os Estados membros podem usar para minimizar as tensões e reduzir o risco de instabilidade e aumento dos fluxos migratórios através do Mediterrâneo.
  • Para o conseguir, os europeus devem estabelecer uma relação mais equilibrada com Marrocos que não afaste a Argélia, mas também com o objetivo de solidificar seu compromisso com este último.
Leia AQUI





Sem comentários:

Enviar um comentário