sábado, 7 de maio de 2022

Mais de 200 números de telemóveis espanhóis 'possíveis alvos do spyware Pegasus' - Fuga de dados revela escala de vigilância potencial pelo cliente do Grupo NSO que se acredita ser Marrocos


THE GUARDIAN - 03 maio 2022 - Mais de 200 números de telemóveis espanhóis foram selecionados como possíveis alvos para vigilância por um cliente do NSO Group que se acredita ser Marrocos, de acordo com a fuga de dados no coração do projeto Pegasus.

Detalhes da escala da aparente segmentação vieram quando o mais alto tribunal criminal da Espanha abriu uma investigação sobre como os telemóveis do primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e da ministra da Defesa, Margarita Robles, foram infectados com o spyware Pegasus no ano passado.

O governo espanhol recusou-se a especular sobre quem pode estar por detrás dos ataques “ilícitos” e “externos”, cuja existência revelou na segunda-feira numa conferência de imprensa convocada às pressas.

O ataque ao telemóvel do primeiro-ministro teria ocorrido em maio e junho do ano passado – um período particularmente turbulento na política espanhola. Não só o governo Sánchez estava preparando indultos controversos e profundamente divisivos de nove líderes da independência catalã presos pelo seu envolvimento na tentativa fracassada de secessão em 2017, como a Espanha também estava envolvida numa tensa disputa diplomática com o Marrocos.

As seleções de números de telemóveis que se acredita terem sido feitas por Marrocos ocorreram em 2019, de acordo com os registos de data e hora nos dados, que incluem mais de 50.000 números de indivíduos selecionados como possíveis alvos de vigilância por clientes da NSO em todo o mundo.

Um número de telemóvel espanhol pertencente a Aminatou Haidar, uma proeminente ativista de direitos humanos do Sahara Ocidental, estava incluído na base de dados vazada e encontrado como alvo da Pegasus desde 2018, de acordo com uma análise da Amnistia Internacional. Traços do spyware Pegasus, vendido pela empresa israelita NSO Group, também foram encontrados num segundo telemóvel pertencente a Aminatou Haidar em novembro de 2021.

Um número de telemóvel espanhol do jornalista Ignacio Cembrero – especialista da região do Magreb – também foi listado na base de dados do projeto Pegasus.

A inclusão de mais de 200 números de telemóveis espanhóis selecionados por um cliente que se acredita ser Marrocos não indica que todos os números foram alvos ou hackeados. Mas sinaliza que o cliente estava aparentemente ativo na busca de possíveis alvos para vigilância em Espanha.

A NSO disse que o facto de um número aparecer na lista vazada não indica se um número foi alvo de vigilância usando o Pegasus. A NSO disse também que o banco de dados “não tem relevância” para a empresa.

Marrocos negou anteriormente espiar qualquer líder estrangeiro usando o Pegasus e disse que os repórteres que investigavam a NSO eram “incapazes de provar que [o país tinha] qualquer relacionamento” com a NSO.

Mas uma análise dos registos vazados mostrou que Marrocos parecia ter listado dezenas de autoridades francesas como candidatos a uma possível vigilância, incluindo o presidente Emmanuel Macron.

A NSO disse que seu spyware é vendido apenas para clientes do governo para fins de investigação de crimes graves e terrorismo. A empresa disse que investiga alegações legítimas de abuso e negou veementemente que a Pegasus tenha sido usada para espiar Macron.

Os ataques vieram à luz do dia quando o governo espanhol continuou a enfrentar questões sobre como o Pegasus foi supostamente usado para monitorar dezenas de membros do movimento de independência catalã, incluindo o presidente da região nordeste da Espanha, Pere Aragonès, e três de seus antecessores.

O governo regional catalão pró-independência apontou o dedo ao Centro Nacional de Inteligência da Espanha (CNI), que insiste que suas operações são supervisionadas pelo Supremo Tribunal e que atua “em plena conformidade com o sistema legal e com absoluto respeito pelas leis”.

Na terça-feira, um juiz da Audiência Nacional da Espanha anunciou o início de um inquérito sobre “um possível delito de descoberta e revelação de segredos” relacionado ao uso de Pegasus para infectar os dispositivos de Pedro Sanchez e Robles [Margarita Robles, ministra da Defesa].

Notícias recentes da mídia sugerem que o telemóvel de um terceiro político – a então ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya – também foi alvo de algum tipo de spyware em maio do ano passado.

A disputa entre Espanha e Marrocos ocorreu depois de o governo de Madrid ter permitido que Brahim Ghali, líder da independência do Sahara Ocidental, fosse tratado à Covid-19 em Espanha.

Nos dias seguintes, enquanto mais de 8.000 pessoas cruzavam Marrocos para o enclave espanhol de Ceuta, no norte da África, a embaixadora de Rabat em Madrid parecia traçar um paralelismo entre o tratamento de Ghali e o fluxo de migrantes, alertando que algumas ações tiveram consequências que “precisam ser assumidas”.

Numa conferência de imprensa semanal em Madrid na terça-feira, a porta-voz do governo espanhol recusou-se a comentar se Marrocos pode estar por detrás do ataque de Pegasus e que efeito tal ação poderia ter nas relações diplomáticas.

“É um pouco hipotético falar sobre quais poderão ser as consequências – se conseguirmos descobrir de onde veio o ataque”, disse Isabel Rodríguez.

“Mas o que temos claro é que esse ataque foi externo e ilícito. Essas são as certezas que podemos usar para tomar decisões no momento.”

O governo descartou qualquer espionagem interna, acrescentando que o ataque deve ter vindo do exterior, pois qualquer monitoramento desse tipo em Espanha exigiria autorização judicial.

Rodríguez disse que o governo não tem nada a esconder e prometeu colaboração total com qualquer investigação judicial, “incluindo a desclassificação de documentos relevantes caso seja necessário”.

Na terça-feira, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de  [Pedro] Sánchez juntou-se aos três partidos da direita espanhola para vetar um inquérito parlamentar sobre o escândalo Pegasus.

Um porta-voz do PSOE disse que o comité do Congresso não era necessário, já que uma investigação interna do centro nacional de inteligência da Espanha estava já em andamento, assim como uma investigação do Provedor da Justiça.

A decisão não foi bem recebida pelos parceiros de coligação do PSOE, a aliança de extrema-esquerda e antiausteridade Unidas Podemos, nem pelo partido pró-independência Esquerda Republicana Catalã (ERC), de cujo apoio o governo minoritário depende no parlamento.

Gabriel Rufián, porta-voz do ERC, descreveu o uso do Pegasus como “um grande escândalo” e disse que precisava ser investigado.

O projeto Pegasus é uma colaboração investigativa envolvendo 16 parceiros de mídia, incluindo o Guardian, o Wire, o Washington Post e o Le Monde, e é coordenado pela organização sem fins lucrativos francesa Forbidden Stories.

#espanha #marrocos #Pegasus






Sem comentários:

Enviar um comentário