terça-feira, 27 de setembro de 2022

Chomsky lidera campanha global para acabar com a ocupação de Marrocos no Sahara Ocidental



Noam Chomsky reuniu à sua volta um grande painel de personalidades políticas e intelectuais do mundo para apelar à libertação do Sahara Ocidental e denunciar o regime de Makhzen.

O linguista de renome mundial e ativista anti-sionista americano iniciou uma petição intitulada "O Sahara Ocidental será libertado" e exigindo a descolonização "imediata" do Sahara Ocidental, "a última colónia em África".

"No século XX, povos e nações de todo o continente africano ergueram-se para se libertarem do colonialismo. Resta uma excepção: o Sahara Ocidental. Hoje, forças progressistas de todo o mundo unem-se para exigir a sua libertação", lê-se na petição assinada por um grande número de grandes nomes de todos os continentes.

"O Sahara Ocidental é a última colónia de África. São um povo deslocado, com metade dos saharauis forçados a abandonar as suas casas para viverem em campos de refugiados. É uma nação dividida, com um muro de 2.700 km e sete milhões de minas terrestres que separam comunidades e famílias ao longo da fronteira entre o Sahara Ocidental e a Argélia. É uma comunidade aterrorizada, com as forças de ocupação marroquinas a utilizarem táticas extremas, incluindo desaparecimento forçado, violação e tortura, para manterem o seu controlo sobre o território", denunciam os signatários.

A petição apela também à "retirada das tropas marroquinas", sublinhando que "a ocupação ilegal de Marrocos e o seu brutal regime de assassinatos, desaparecimentos e torturas devem terminar, abrindo caminho para a reunificação do povo saharaui em paz e dignidade". Apela ao reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática. "A Frente Polisario deve ser reconhecida como o legítimo representante do povo saharaui no território da República Árabe Democrática Saharaui ocupada", especificam os signatários, lembrando que o preâmbulo da Declaração da ONU de 1960 "lembra-nos uma lei fundamental da história", nomeadamente que "o processo de libertação é irresistível e irreversível".

"Aqueles que se opõem à autodeterminação de um povo procuram nada menos do que parar o curso do tempo, fechando a história num regime de fragilidade, violência e exploração", insistem estas forças progressistas de todo o mundo que estão com o povo saharaui, acreditando que enquanto este último permanecer sob ocupação estrangeira, o processo de descolonização em África "continua incompleto".

A petição foi assinada por canadianos, gregos, filipinos, suecos, austríacos, portugueses, irlandeses, espanhóis, britânicos, paquistaneses, turcos, chilenos, Bangladesh, brasileiros, venezuelanos, parlamentares, sindicalistas, políticos, ativistas e académicos, italianos, colombianos, holandeses, suíços, lituanos, nigerianos, uruguaios, croatas, indianos, palestinianos e alemães.


Sem comentários:

Enviar um comentário