segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Guerra no Sahara Ocidental – 07 a 30 de Setembro



As ações do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiram contra o muro militar de defesa das forças de ocupação marroquinas no Sahara Ocidental. Desde o passado dia 08 de setembro até ao final do mês, tiveram lugar pelo menos 101 ataques de artilharia contra as trincheiras e bunkers e postos de observação das Forças Armadas Reais de Marrocos.  

Destaque para dois intensos ataques contra a Base de Comando do 65º Batalhão das FAR, na região de Mahbes,  as operaçõesa sul, na região de Rio de Ouro, contra as defesas de radares das bases 5, 6, 8, 9 e 10 na zona de Bagari e contra a sede do 65º Batalhão das FAR, na zona de Auserd..

Dos 101 ataques contra a estrutura do muro marroquino, 40 ocorreram na zona de Oued Draa (nordeste do Sahara Ocidental, assim distribuídos: 37 na região de Mahbes e 03 na região de Farsia; 38 ataques de artilharia ocorreram na zona de Saguia El Hamra (norte/centro do SO), dos quais 08 na região de Smara, 28 na região de Housa e 02 em Guelta Zemmour; por último 23 do total de ataques tiveram lugar na  zona sul do SO, em Rio de Oro, dos quais 01 na região de Oum Dreiga, 17 na zona de Bagari e 05 na região de Auserd.

Fontes: SPS

(mais informação ver “WESTERN SAHARA WAR ARCHIVE” [https://www.westernsahara-wa.com/] elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto)


Sem comentários:

Enviar um comentário