terça-feira, 6 de setembro de 2022

Guerra no Sahara Ocidental – 13 de Agosto a 06 de Setembro





As ações do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiram contra o muro militar de defesa das forças de ocupação marroquinas no Sahara Ocidental. Desde o passado dia 13 de Agosto até hoje, 6 de setembro, tiveram lugar pelo menos 63 ataques de artilharia contra as trincheiras e bunkers e postos de observação das Forças Armadas Reais de Marrocos.  

Destaque para dois intensos ataques contra a Base de Comando do 65º Batalhão das FAR, na região de Mahbes, e o ousado ataque contra Mesmar, na região de Touizgui, bem no interior do sul do território marroquino, bem para lá da fonteira do Sahara Ocidental, provando assim que o ELPS tem capacidade para atacar alvos militares marroquinos no interior do seu próprio território.

Do total dos 63 ataques, 38 ocorreram na zona de Oued Draa (nordeste do Sahara Ocidental) e 01 no interior do território de Marrocos, assim distribuídos: 30 na região de Mahbes e 08 na região de Farsia; 07 ataques de artilharia ocorreram na zona de Saguia El Hamra (norte/centro do SO), dos quais 06 na região de Smara e 01 na região Guelta Zemmour; por último 17 do total de ataques tiveram lugar na  zona sul do SO, em Rio de Oro, dos quais 09 na região de Oum Dreiga e 08 na região de Auserd.

Fontes: SPS

(mais informação ver “WESTERN SAHARA WAR ARCHIVE” [https://www.westernsahara-wa.com/] elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto)


Sem comentários:

Enviar um comentário