quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Espanha: PP, Más Madrid e Compromís acusam Pedro Sánchez das consequências da crise com a Argélia pela “reviravolta” de posição em relação do Sahara Ocidental



  • O líder do PP, Núñez Feijoó, diz que Pedro Sánchez transformou a Argélia, primeiro fornecedor de gás a Espanha, em "um inimigo energético".

  • Compromís afirma que Espanha é mais vulnerável energeticamente devido à traição de Sánchez à legalidade internacional, curvando-se aos desejos do desposta marroquino contra o povo saharaui.

  • Más Madrid insta Sánchez a respeitar o direito do povo saharaui à autodeterminação.


Alfonso Lafarga.- Contramundis


O Partido Popular, Más Madrid e Compromís culparam o Presidente do Governo, Pedro Sánchez, pelas consequências energéticas no abastecimento de gás devido à crise com a Argélia, provocada pela mudança de posição da Espanha no Sahara Ocidental a favor de Marrocos.

Na sessão plenária do Senado realizada na tarde desta terça-feira, Más Madrid exortou Pedro Sánchez a respeitar o direito à autodeterminação do povo saharaui, e Compromís criticou-o por ceder aos desejos do "sátrapa marroquino".

O Presidente do Governo compareceu no Senado para relatar o plano de poupança e gestão de energia, e as primeiras três horas foram um debate cara a cara entre Pedro Sánchez e o líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijoó.

Durante a sua primeira intervenção, o presidente do PP referiu-se às "fraquezas" da política energética de Sánchez, dizendo que ele "desligou as energias" que outros na Europa mantêm, e acusou o presidente do governo de transformar a Argélia, o nosso primeiro fornecedor, num "inimigo energético" após a sua mudança de política sobre o Sahara Ocidental. "Um dia saberemos porquê", acrescentou ele.

Durante a intervenção dos outros porta-vozes das diferentes formações políticas na Câmara Alta, Pablo Gómez Perpinyá, de Más Madrid, aludiu às palavras que Pedro Sánchez pronunciou a 30 de Agosto na Alemanha durante uma conferência de imprensa com o Chanceler alemão, Olaf Scholz, quando disse que "adoraria" poder viajar para a Argélia, país com o qual a crise diplomática causada pelo seu apoio ao plano de autonomia marroquino para o Sahara Ocidental ainda está aberta.

Perpinyá perguntou ao primeiro-ministro se tinha pensado porque não pôde, tal como o primeiro-ministro italiano e o presidente francês, "visitar o país que é atualmente o principal fornecedor de gás natural para garantir aquecimento às famílias espanholas durante o Inverno".

O senador de Más Madrid instou Sánchez, "aqui, diante de todos nós", a comprometer-se e respeitar o direito do Sahara Ocidental à autodeterminação, a condenar a ocupação marroquina e a retomar as relações diplomáticas com a Argélia.

"A conta do gás não vai ser paga pelo Sr. Albares (ministro dos Negócios Estrangeiros) ou pelo rei de Marrocos, vai ser paga pelas famílias trabalhadoras", disse Perpinyá, após o que apelou ao presidente do governo "a não hipotecar a posição internacional de Espanha com aventuras que sejam contrárias ao direito internacional".

Carles Mulet, de Compromís, salientou que estamos agora mais vulneráveis energeticamente devido à traição de Pedro Sánchez à legalidade internacional, "curvando-se aos desejos do sátrapa marroquino contra o povo saharaui", o que fez "contra a vontade da soberania que reside nas Cortes Generales" (Parlamento e Senado).

A troco do quê? perguntou o senador de Compromís, que respondeu, "em troca de estar hoje muito pior sem o gás argelino".

Na sua resposta aos dois senadores, o chefe de governo não aludiu às referências ao Sahara Ocidental.

Fernando Clavijo, da Coalición Canaria, censurou o presidente do governo, entre outras coisas, por ter "mentido publicamente" ao dizer que houve uma diminuição na chegada de migrantes às Ilhas Canárias, quando, de facto, "aumentou 15%" de acordo com os dados do governo de Pedro Sánchez".

Tendo em conta a falta de acordo com o presidente do governo sobre a chegada de migrantes às costas das Ilhas Canárias, Clavijo especificou que a 31 de Agosto, de 9.255 migrantes irregulares em 2021, o número tinha aumentado para 10.637, e que, até 5 de Setembro, tinham chegado 11.057.

O senador das Canárias disse a Sánchez que a chegada de migrantes não podia ser comparada a apenas um dia, e se o quisesse fazer, propôs o dia 7 de Abril, quando o presidente do governo se reuniu em Rabat com o rei de Marrocos, Mohamed VI, e chegou a um acordo secreto pelo qual ele "vendeu o povo saharaui" e que "descobrimos na imprensa". Também nesse dia, a migração aumentou, disse ele.


Sem comentários:

Enviar um comentário