sábado, 22 de outubro de 2022

A 46ª Eucoco, uma oportunidade para denunciar o "plano de autonomia" proposto por Marrocos



Argel 19-10-2022 (APS) - A 46ª conferência da Coordenação Europeia de Apoio e Solidariedade ao Povo Saharaui (Eucoco), agendada para Berlim nos dias 2 e 3 de Dezembro, será uma oportunidade para denunciar mais uma vez o sinistro plano de "autonomia" proposto por Marrocos que constitui de facto um plano de anexação, indicou quarta-feira à noite em Argel, o presidente do movimento, Pierre Galand.

"Na próxima Eucoco, vamos chamar a atenção da ONU para o facto de o povo saharaui ter retomado a luta armada porque foi maltratado", declarou o Galand durante um briefing com a imprensa no termo deste encontro preparatório, sublinhando que a "Eucoco apoia a luta armada saharaui, porque é uma forma como qualquer outra de conquistar a independência".

Pierre Galand também indicou que o sinistro plano de autonomia proposto por Marrocos será denunciado nesta ocasião. "Os participantes trabalharão para mostrar que este plano é realmente apenas um plano de anexação", disse.

Em Berlim, tratar-se-á também de "exortar a ONU a assumir as suas responsabilidades e lembrar-lhe que até agora fracassou e que é tempo de ouvir a decisão dos Tribunais de Justiça Africano e Europeu, nomeadamente que os saharauis são distintos do povo marroquino", acrescentou o ativista belga [e antigo senador].

Por último, "vamos recordar que o nosso apoio ao povo saharaui é um contributo para a consolidação da paz no mundo", concluiu.

Falando nesta ocasião, o Presidente do Comité Nacional Argelino de Solidariedade com o Povo Saharaui (CNASPS), Saïd Ayachi indicou que a Argélia, "que sempre foi uma terra de acolhimento para os povos que lutam pela sua liberdade e pela sua independência, permanecerá sempre ao lado do povo saharaui até a vitória final".


Sem comentários:

Enviar um comentário