sábado, 22 de outubro de 2022

Guerra no Sahara Ocidental – 11 a 22 de outubro


 Foto: Stefano Montesi

As ações do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiram contra o muro militar de defesa das forças de ocupação marroquinas no Sahara Ocidental. Desde o dia 11 de outubro até hoje, sábado, dia 22, tiveram lugar pelo menos 47 ataques de artilharia contra as trincheiras e bunkers e bases e postos de observação das Forças Armadas Reais de Marrocos ao logo do muro militar que divide o território.  

Destaque para os  ataques contra os postos de comando do 36.º e 47.º batalhões das FAR marroquinas, nas zonas de Auserd e Oum Dreiga, ambas na região sul de Rio de Oro 

Dos 47 ataques contra a estrutura do muro marroquino, 20 ocorreram na zona de Oued Draa (nordeste do Sahara Ocidental),  todos na região de Mahbes; 18 ataques de artilharia ocorreram na zona de Saguia El Hamra (norte/centro do SO), dos quais 06 na região de Smara, 12 na região de Houza; por último 09 do total de ataques tiveram lugar na  zona sul do SO, em Rio de Oro, dos quais 05 na zona de Oum Dreiga e 04 na região de Auserd.

Fontes: SPS

(mais informação ver “WESTERN SAHARA WAR ARCHIVE” [https://www.westernsahara-wa.com/] elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto)


Sem comentários:

Enviar um comentário