quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Brahim Ghali apela à União Europeia a assumir um papel mais ativo na solução definitiva do conflito no Sahara Occidental




Wilaya de Auserd, 12 de outubro de 2022 (SPS) – O Presidente da República e Secretário Geral da Frente POLISARIO, Brahim Ghali, instou “a União Europeia a desempenhar um papel mais e importante na solução definitiva do conflito no Sahara Ocidental”.

No discurso que proferiu de abertura das atividades comemorativas do 47º aniversário da Unidade Nacional, o Presidente Ghali exortou a União Europeia a "respeitar o Direito Internacional e o Direito Internacional Humanitário, bem como o seu próprio Tribunal de Justiça e não assinar mais acordos com o Reino de Marrocos que afetem as fronteiras terrestres, marítimas ou aéreas dos territórios ocupados do Sahara Ocidental”.

Ghali acrescentou que "é hora de a França e a União Europeia em geral serem um ator efetivo para uma solução justa e duradoura para o conflito no Sahara Ocidental, no quadro da legalidade internacional e levando em consideração os interesses e aspirações dos povos da Europa e da região, ao serviço da paz, da segurança, do progresso e da prosperidade”.

No mesmo contexto, Brahim Ghali lamentou "a recente posição do Presidente do Governo espanhol, de apoio à política de expansão e agressão prosseguida pelo Estado de ocupação marroquino no Sahara Ocidental e em toda a região, e acrescentou que "volta a enfiar o mesmo punhal na mesma ferida sangrenta que a Espanha causou com aquela traiçoeira punhalada ao povo saharaui consubstanciado nos desastrosos e criminalmente divisivos Acordos Tripartidos de Madrid em 1975”.

“Apesar de algumas posições e decisões vergonhosas, a Espanha não pode fugir à sua responsabilidade legal, política e moral, que só lhe corresponde, com a descolonização do Sahara Ocidental, cumprindo os seus compromissos e deveres como potência colonial e gestora, para que o povo saharaui possa exercer seu direito à autodeterminação e independência”, disse Ghali. (SPS)


Sem comentários:

Enviar um comentário