segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Berlim acolhe a 46ª EUCOCO, Conferência Europeia de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui




(ECS) – A Conferência Europeia de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui (EUCOCO) realiza-se desde 1975, ano do início do conflito, de forma contínua, sendo todos os anos realizada numa cidade diferente.

A comissão de acompanhamento da Conferência Europeia de Solidariedade e Apoio ao Povo Saharaui (EUCOCO) lançou um site para inscrição nos trabalhos da sua 46ª edição, que decorrerá na capital alemã, Berlim, em 2 e 3 de dezembro de 2022.

A 46ª Conferência Internacional de Apoio e Solidariedade com o Povo Saharaui coincide com o 46º aniversário dos Acordos Tripartidos assinados ilegalmente em Madrid entre a Mauritânia, Espanha e Marrocos para dividir o Sahara Ocidental.

A Conferência abordará temas tão relevantes para o Sahara Ocidental como: Política e Comunicação, Direitos Humanos e Territórios Ocupados, Cooperação, Juventude e Desporto, Género e Equidade, Muro, Minas e Vítimas, Recursos Naturais. Haverá também espaço para diferentes reuniões: de juristas, sindicatos, intergrupos parlamentares, entre outros...etc.

A Conferência será também uma oportunidade para mobilizar o apoio internacional e consolidar o movimento de solidariedade para pôr fim à exploração ilegal dos recursos naturais do Sahara Ocidental, contra os acordos comerciais assinados entre a União Europeia e Marrocos, que ainda estão a ser objeto de recurso junto do Tribunal de Justiça Europeu (TJE) na sequência de recursos interpostos pela Frente Polisario.

A Conferência destina-se também a abordar questões de apoio às instituições nacionais da República Saharaui a vários níveis e em vários domínios, bem como formas de quebrar o bloqueio de informação, fornecer informações e desenvolver planos.

O representante da Frente Polisario na União Europeia, Oubbi Bachraya Bachir, salientou em declarações à imprensa oficial saharaui que a edição deste ano da EUCOCOCO tem lugar num momento especial, marcado por vitórias diplomáticas e judiciais do povo saharaui. É também marcado pelo regresso à luta armada e pelas perigosas apostas do regime marroquino em envolver actores estrangeiros nesta guerra, o que, segundo Oubbi, poderá ameaçar seriamente a segurança e a estabilidade de toda a região.

"A escolha de Berlim resulta da grande importância da Alemanha no contexto geopolítico europeu e global, e dentro dos desafios futuros em torno da questão ao nível dos recursos naturais saharauis; o próximo acórdão do Tribunal Europeu e o papel que a União Europeia deve desempenhar para pressionar Rabat a aceitar uma solução justa com base no direito internacional e na legitimidade", acrescenta Oubbi.

No final da sua declaração, o diplomata saharaui manifestou a sua esperança de que a 46ª edição da EUCOCO seja um evento de solidariedade excecional que adote um roteiro de solidariedade eficaz que abranja o ano 2023 e que satisfaça as exigências do cenário sob vários aspetos.

De salientar a presença de uma delegação de alto nível da Frente Polisario na reunião, bem como importantes delegações internacionais e representantes do movimento de solidariedade de vários países.


Sem comentários:

Enviar um comentário