terça-feira, 1 de novembro de 2022

'Morte na fronteira', o documentário da BBC que denuncia a violência da polícia marroquina na vala de Melilha



Em junho de 2022, vídeos chocantes começaram a circular online, mostrando confrontos violentos entre migrantes africanos e guardas de fronteira marroquinos. Eles foram filmados num pequeno pedaço de terra onde Marrocos encontra a Espanha – uma porta de entrada para a Europa – e mostram os corpos de migrantes africanos sendo jogados no chão, espancados e esmagados. Vinte e quatro pessoas morreram no incidente, e muitas outras ainda estão desaparecidas. A Africa Eye verificou dezenas de vídeos, coletou testemunhos de sobreviventes e obteve acesso exclusivo à infraestrutura de fronteira para reunir a investigação mais abrangente sobre a tragédia e perguntar – era evitável?

Enquanto ONGs denunciavam o "uso indiscriminado" da violência na fronteira de Melilla em 24 de junho na cerca de Melilha e na qual pelo menos 24 pessoas morreram (números dados como oficiais), o Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e seu ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, vangloriavam-se de um assalto "bem resolvido" e apoiavam então a ação violenta da polícia marroquina. Agora, o documentário 'Morte na fronteira' do programa Africa Eye da rede britânica 'BBC' demonstra os dados coletados após uma extensa investigação sobre o ocorrido.

Provas e testemunhos que “contradizem” a versão oficial do que aconteceu no dia mais mortífero na fronteira entre Marrocos e Espanha. 

Veja AQUI:

https://youtu.be/MJoL7E4uvuU

Sem comentários:

Enviar um comentário