domingo, 18 de dezembro de 2022

Suspeitas de corrupção: Parlamento Europeu poupa Marrocos




Embora tenham denunciado por unanimidade as ações do Catar, os eurodeputados rejeitaram na quinta-feira uma emenda que atacava o Marrocos nos mesmos termos. Uma votação surpreendente, já que a investigação em andamento em Bruxelas revelou o envolvimento de Rabat.


Estrasburgo 16 de dezembro de 2022 | (mediapart – Os deputados eleitos do Parlamento Europeu aprovaram quinta-feira por esmagadora maioria (541 votos a favor, dois contra, três abstenções) um texto que tira as primeiras consequências do escândalo que abala a instituição há uma semana.

Entre outras medidas tomadas, os dossiers em andamento com o Catar estão congelados, enquanto os representantes dos interesses do Catar não podem mais acessar ao Parlamento. Uma comissão de inquérito deve ser criada. Repetiu-se o desejo de criar um “corpo de ética” a nível da UE.

Mas essa unanimidade de fachada - um reflexo da gravidade do momento - não resiste ao exame minucioso do voto. A rejeição de uma das 39 emendas votadas na quinta-feira diz muito sobre a extensão das divergências, dado o risco de interferência de alguns Estados.

Isso dizia respeito ao envolvimento, não do Catar, mas de Marrocos. Rabat agora parece estar no centro da investigação realizada pela justiça belga sobre suspeitas de corrupção no Parlamento por potências estrangeiras.

A alteração, apresentada por dois eurodeputados espanhóis do Grupo The Left (A Esquerda), afirma que o Parlamento "está profundamente preocupado com as alegações de que Marrocos também tentou influenciar deputados, ex-deputados e funcionários parlamentares através de actos de corrupção; apela à aplicação de medidas consistentes com as aplicadas aos representantes de interesses do Catar durante as investigações”.

A emenda foi rejeitada à tangente (253 contra, 238 a favor, 67 abstenções). Contactada pelo Mediapart, a espanhola coautora da alteração Sira Rego (IU, esquerda comunista) garante que não está surpreendida com este insucesso, consciente, diz, "da influência que Marrocos tem neste Parlamento e na UE" , em particular durante as votações que abordam a situação do Sahara Ocidental.

 E acrescenta: “Acreditamos, segundo as fontes próximas à investigação citadas na imprensa, que não se trata apenas de um Qatargate, mas de um Moroccogate. Não podemos separar um do outro. Receio […] que aqueles que votaram contra esta alteração tenham de se explicar sobre o assunto. »


Assim foi voto dos deputados portugueses à votação da emenda que sancionava o Reino de Marrocos


A FAVOR da emenda

Francisco GUERREIRO - Independente

José GUSMÃO (BE)

Marisa MATIAS (BE)


CONTRA a emenda

Isabel CARVALHAIS (PS)

Sara CERDAS (PS)

Pedro MARQUES (PS)

Margarida MARQUES (PS)

Isabel SANTOS (PS)

Pedro SILVA PEREIRA (PS)

Carlos ZORRINHO (PS)

Maria-Manuel LEITÃO-MARQUES (PS)

José Manuel FERNANDES (PSD)

Lídia PEREIRA (PSD)

Nuno MELO (CDS)


Não Presentes durante a votação

João Albuquerque (PS)

Álvaro AMARO (PSD)

Paulo Rangel (PSD)

Maria da Graça CARVALHO  (PSD)

Cláudia MONTEIRO DE AGUIAR (PSD)

Sandra PEREIRA (PCP)

João Pimenta Lopes (PCP)

Sem comentários:

Enviar um comentário