quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Comemoração do 63º aniversário da Resolução 1514 da Assembleia Geral das Nações Unidas

 




Hoje, as Nações Unidas e todas as nações do mundo assinalam o 63.º aniversário da adoção pela Assembleia Geral da sua resolução 1514 (XV), em 14 de dezembro de 1960, sobre a Declaração relativa à Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais, também conhecida como a Carta Magna da descolonização.

Através da sua resolução 1514 (XV), a Assembleia Geral reconheceu que a sujeição dos povos à subjugação e ao domínio estrangeiros constituía uma negação dos direitos fundamentais do Homem, era contrária à Carta das Nações Unidas e constituía um obstáculo à promoção da paz e da cooperação mundiais. Proclamou solenemente a necessidade de pôr rapidamente e sem condições termo ao colonialismo em todas as suas formas e manifestações.

Em 10 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral adoptou a resolução 75/123 que declara o período de 2021-2030 como a Quarta Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo. No entanto, o colonialismo ainda está longe de ter terminado.

 

Atualmente, o Comité Especial para a Descolonização (C-24) inclui na sua lista 17 territórios não autónomos, incluindo o Sahara Ocidental, a última colónia em África, cuja descolonização foi obstruída pela invasão e ocupação militar do território por Marrocos em 1975, o que foi profundamente deplorado pela Assembleia Geral nas suas resoluções 34/37 de 21 de novembro de 1979 e 35/19 de 11 de novembro de 1980, entre outras.

Passaram seis décadas desde que a Assembleia Geral adoptou a sua resolução 1956 (XVIII), de 11 de dezembro de 1963, através da qual a Assembleia Geral incluiu o Sahara Ocidental na lista dos Territórios Não Autónomos abrangidos pelo âmbito de aplicação do capítulo XI da Carta das Nações Unidas, reconhecendo assim o estatuto internacional do Sahara Ocidental como uma questão de descolonização e, consequentemente, o direito inalienável do povo saharauí à autodeterminação e à independência, a exercer em conformidade com a resolução 1514 (XV) da Assembleia Geral e outras resoluções pertinentes.

No entanto, a descolonização do Sahara Ocidental continua inacabada devido ao obstrucionismo do Estado ocupante de Marrocos, juntamente com a inação da comunidade internacional, que até agora encorajou o Estado ocupante não só a persistir na sua ocupação ilegal de partes do Sahara Ocidental, mas também a violar e torpedear o cessar-fogo de 1991 em 13 de novembro de 2020, causando o colapso do processo de paz da ONU e desencadeando uma nova guerra na região.

Perante a nova agressão desencadeada pelo Estado ocupante de Marrocos, o povo saharaui foi novamente forçado a retomar a sua luta legítima que a Assembleia Geral tinha reconhecido e apoiado nas suas resoluções, incluindo a resolução 2983 (XXVII) de 14 de dezembro de 1972, na qual a Assembleia Geral solicitava a todos os Estados que dessem ao povo saharaui toda a assistência moral e material necessária à sua luta.

É, portanto, imperativo que a Assembleia Geral e os seus órgãos subsidiários redobrem os seus esforços para encontrar uma solução pacífica e duradoura para a descolonização do Sahara Ocidental, que continua a ser um pré-requisito indispensável para restaurar a paz e a estabilidade no Norte de África.

Nova Iorque, 14 de dezembro de 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário