quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Brahim Ghali chega à capital timorense para participar no 25.º aniversário da organização do referendo de autodeterminação em Timor-Leste

 


Díli (Timor-Leste), 29 de agosto de 2024 (SPS) – A convite do seu homólogo da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, Brahim Ghali, Presidente da República Árabe Saharaui Democrática e Secretário-Geral da Frente POLISARIO, chegou hoje, quinta-feira, à capital do país, Díli, para participar nas celebrações da comemoração do vigésimo quinto aniversário da realização do referendo de autodeterminação em Timor-Leste.

No Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, na capital, Díli, o Presidente Saharaui foi recebido por vários membros do governo timorense e entidades da sociedade civil, e recebido com honras por parte de uma força militar.

O povo de Timor-Leste comemora o vigésimo quinto aniversário da consulta popular que teve lugar a 30 de Agosto de 1999, depois de as duas partes, Timor-Leste e Indonésia, terem aceite o plano das Nações Unidas para organizar um referendo de autodeterminação, que levou à independência da antiga colónia portuguesa.

As celebrações comemorativas da consulta popular em Timor-Leste deverão testemunhar uma série de eventos e actividades, incluindo reuniões ao mais alto nível e visitas a vários locais relacionados com a luta do povo timorense pela independência, para culminar no evento oficial que será organizado pelo Parlamento timorense.

A República de Timor-Leste mantém relações diplomáticas com a República Saharaui desde 2002, tendo a embaixada saharaui sido oficialmente inaugurada em 2010, como uma extensão das fortes relações entre os dois povos durante a guerra de libertação de Timor-Leste.

O Presidente da República Saharaui está acompanhado por Abdati Brika, Conselheiro da Presidência, e Aba Maa El-Anein, Embaixador da República Saharaui em Timor-Leste.

Com o Presidente Ramos-Horta

Brahim Ghali foi recebido posteriormente pelo seu homólogo da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta.

Depois de ter escrito uma saudação especial no livro de visitas de honra, Ghali manifestou em primeiro lugar o seu agradecimento pelo amável convite que recebeu para participar nesta distinta ocasião, felicitando em nome do povo saharaui o seu homólogo timorense e desejando-lhe mais progressos  e prosperidades.


Brahim Gali e José Ramos-Horta


O Presidente da República manifestou ainda o seu agradecimento pelas posições de princípio e duradouras de apoio à luta do povo saharaui por parte de Timor-Leste, a todos os níveis, incluindo por parte do próprio Presidente do país ou do Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, em todos os fóruns e plataformas internacionais em que participam, como corporização de relações sólidas, reforçadas pela história comum de luta pela liberdade e independência.

Brahim Ghali fez também uma apresentação detalhada sobre os últimos desenvolvimentos da questão nacional, especialmente desde o reinício da luta armada, após o estado ocupante marroquino ter violado o acordo de cessar-fogo em 13 de novembro de 2020, destacando as graves violações dos direitos humanos e os ataques e apreensões flagrantes a que os cidadãos saharauis indefesos estão expostos no território ocupado das suas terras e a apreensão ou destruição dos seus bens, sob bloqueio de segurança e meios de comunicação, restrições e pilhagem de recursos naturais.

O Presidente Ramos-Horta reiterou a posição firme do seu país no apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação e independência.

O Presidente Horta fez ainda uma apresentação sobre os esforços deste jovem país nas áreas do desenvolvimento, construção institucional e perspectivas de trabalho futuro, reiterando neste contexto a sua determinação em consolidar as relações de amizade e cooperação entre a República de Timor-Leste e a República Saharaui.

A reunião contou com a presença do lado timorense do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e de vários conselheiros do presidente, enquanto do lado saharaui estiveram presentes Abdati Brika, conselheiro da Presidência, e Aba Maa El-Anein, embaixador da República Saharaui. (SPS).

Sem comentários:

Enviar um comentário