sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

AAPSO escreve ao Presidente francês Emmanuel Macron

 


Por ocasião da visita oficial do Presidente francês a Portugal, a Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental (AAPSO) escreveu uma carta ao dignitário francês, lembrando a Emmanuel Macron que o Sahara Ocidental é considerado pela ONU um território não-autónomo, pendente de descolonização. Nela a AAPSO critica a aproximação de Paris às teses das autoridades marroquinas que defendem uma pretensa maior autonomia em detrimento do referendo de autodeterminação do povo saharauí definido e assinado pelas partes em conflito em 1991, a quando da constituição da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).

A associação lembra também que o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) emitiu recentemente um parecer reconhecendo que não houve nunca nenhum vínculo de soberania entre o Sahara Ocidental e Marrocos, ou o Sahara Ocidental e a Mauritânia, tal como ficou acordado em Haia, a 16 de outubro de 1975.

Consciente do apoio que, ao longo dos últimos 50 anos, a França tem dado às pretensões expansionistas do Reino de Marrocos, sua antiga colónia, a AAPSO pede “à França que, num mundo polarizado, inconsistente e incerto, seja uma voz clara e corajosa em defesa do Direito Internacional para todos, e não só para alguns”. Leia o texto da Carta dirigida ao Presidente Francês.





Sem comentários:

Enviar um comentário