O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiu a guerra de desgaste e usura (humano e material) contra o dispositivo militar marroquino de ocupação no Sahara Ocidental. As operações centraram-se no último mês particularmente na região norte do Oued Draa, em especial na zona de Mahbes; e na região central do Sahara Ocidental, o Saguia El Hamra, nas zonas de Amgala e Guelta.
Operações militares em março
05 de março - Unidades do Exército de Libertração Popular Saharaui (ELPS) desencadeiam um bombardeamento concentrado contra a sede de um batalhão do exército de ocupação marroquino no setor de Mahbes, ataque que causou perdas humanas e materiais
09 de março - Unidades do ELPS atacam um posto de abastecimento de retaguarda de uma das brigadas do exército invasor na cidade ocupada de Mhabes, no extremo nordeste do território do Sahara Ocidental.
10 de março - Os combatentes saharauis levam a cabo um bombardeamento concentrado contra uma concentração de forças do exército de ocupação marroquina instalado no setor de Mahbes, “causando enormes perdas humanas e materiais”, de acordo com o comunicado militar.
15 de março - Unidades do Exército Popular de Liberatação Saharaui atacam postos de apoio do inimigo nas zonas de Zarzaiyat e Ashrak Laghrab, no sector de Guelta, região de Saguia El Hamra, no centro do território do SO ocupado. A ação causa baixas mortais nas fileiras do exército invasor marroquino.
18 de março - Unidades do ELPS atacam um ponto de observação inimigo instalado na região de Fadrat Al-Ich, no setor de Hauza, centro-Norte do território do SO, infligindo perdas humanas e materiais no dispositivo marroquino.
19 de março - Vários ataques contra bases do exército de ocupação marroquino sediadas na região de Udei Afneidu, no setor de Mahbes, são atacadas pela artilharia saharaui, com perdas humanas e materiais no dispositivo marroquino.
27 de março - Unidades saharauis levam a cabo um bombardeamento concentrado contra uma base do exército de ocupação marroquino situada na região de Amagli Adachra, no sector de Amgala, no nordeste da região do Saguia El Hamra.
Também neste dia os combatentes saharauis lançam um ataque com mísseis contra uma base da artilharia inimiga instalada na região de Guerat Uld Blal, no setor de Mahbes.
28 de março - Bases do exército marroquino instaladas nas zonas de Cheidmiya e Guerat Blal, no setor de Mahbes, são bombardeadas por unidades do ELPS, que infligem perdas em material bélico ao exército de ocupação.
31 de março - Unidades del Exército Popular de Libertação Saharaui (ELPS) desencadeiam um ataque de artilharia ao posto de comando de um batalhão das forças de ocupação acantonadas no setor de Amgala, causando baixas nas fileiras do exército invasor.
Sem comentários:
Enviar um comentário