sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

𝗠𝗮𝗿𝗿𝗼𝗰𝗼𝘀: 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗶𝘇𝗲𝗺 𝗮𝘀 𝗶𝗺𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗺𝗮𝗻𝗶𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗮 «𝗴𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗭» 𝗺𝗼𝗿𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗳𝗲𝗿𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗼𝗿𝗱𝗲𝗺 – 𝗟𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗲



vídeo LE MONDE - 03 dezembro 2025. | Entre 30 de setembro e 1 de outubro de 2025, dois homens ficaram gravemente feridos e outros três foram mortos durante os protestos da juventude marroquina, em Oujda e Lqliaa. A nossa investigação visual questiona a legitimidade do uso da força pelas forças de segurança.
As autoridades negam qualquer tipo de abuso e alegam legítima defesa contra manifestantes violentos.
Mas esta versão não é corroborada pelos escassos excertos de videovigilância que as autoridades marroquinas decidiram publicar. Tanto mais que os corpos das vítimas foram encontrados a várias dezenas de metros do recinto da gendarmerie. De um modo mais geral, as imagens publicadas nas redes sociais e autenticadas pelo Le Monde questionam a legitimidade do uso repetido de armas pelas forças da ordem.
No dia anterior, em Oujda, no norte de Marrocos, Amine Boussada e Taybi Abdelghafour ficaram gravemente feridos após serem atropelados por carrinhas das forças de segurança. O primeiro teve uma perna amputada e o segundo sofre de sequelas pulmonares várias semanas após o incidente.
De acordo com a análise dos vídeos feita pelo Le Monde, eles não representavam qualquer perigo para as forças da ordem no momento dos factos. Veja o Vídeo:

Sem comentários:

Enviar um comentário