quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Patricia e Irati, as duas espanholas que Marrocos expulsou do Sahara Ocidental ocupado na véspera de Ano Novo



Fonte e foto: El Español / Por Sonia Moreno - A polícia cercou a casa de El Aaiún, onde iam passar a festa de fim do ano, e expulsou-as num táxi coletivo para Agadir, a 644 quilómetros de distância.
Patricia Ibáñez e Irati Tobar tinham decidido comemorar a passagem do ano em El Aaiún, capital do Sahara Ocidental, mas acabaram por passar o fim do ano na estação de autocarros de Agadir depois de viajarem nove horas num táxi coletivo após a sua expulsão pelas autoridades marroquinas.
As duas bascas estavam desfrutando de alguns dias de férias em El Aaiún, em casa da família de um amigo saharaui que reside no País Basco. Dois polícias vestidos à paisana bateram à porta da casa na manhã de segunda-feira, 31 de dezembro, pediram que se identificassem e levaram-nas para o controle policial da entrada de El Aaiún, onde as interrogaram e as expulsaram a cidade de Agadir, em território de Marrocos, a 644 quilómetros dali.
Em conversa telefónica que manteve o EL ESPAÑOL a partir de Marrocos, Patricia Ibáñez explicou que "do lado de fora da casa havia uma van da polícia e outro veículo com janelas escuras; e ao virar da esquina tinham um táxi à espera. Disseram-nos que podíamos visitar a cidade, mas que não podíamos ficar com uma família. Tentámos conversar com eles e explicar-lhes, mas não havia jeito; e no final tivemos que ir até casa e pegar as malas".
O momento da expulsão, recordam, foi "bastante desagradável", embora assegurem: "Não nos tocam, mas repreenderam-nos verbalmente".
As cidadãs bascas expulsas passaram a noite na casa da família de Hassana Aalia, um refugiado político em Espanha condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Militar de Rabat depois de participar no acampamento de Gdeim Izik, a 12 quilómetros de El Aaiún, em 2010. As autoridades marroquinas ordenaram a sua busca e captura, ao mesmo tempo que Aalia estava solicitando asilo em Bilbao, onde estava participando num programa sobre direitos humanos.
As duas mulheres asseguram que, desde que chegaram a El Aaiún, sentiram-se vigiadas, mesmo quando empreenderam uma viagem ao deserto e que a casa estava sob vigilância policial. "Estiveram-nos a seguir na cidade e no deserto. Foi uma marcação brutal porque a casa estava controlada o dia todo ", diz Patricia.
Entre as razões para a expulsão, disseram-lhes que não podiam ficar na casa de um activista saharaui, e também invocaram questões de segurança, mencionando a tragédia das duas turistas escandinavas que foram degoladas no Atlas a 17 de Dezembro por quatro alegados terroristas. "Disseram-nos de tudo, que faziam-no pela nossa segurança porque estávamos em perigo se não nos tivéssemos registado numa casa. Disseram-nos que as duas mulheres que mataram perto de Marraquexe, se tinham colocado em perigo pois não haviam registado a sua localização e que, para nossa segurança, era melhor que nos tirassem de lá ", explica Ibáñez.
Não receberam nenhuma nota escrita de expulsão e permanecem em Agadir esperando o vôo para a Espanha, que parte dentro de dias de Casablanca; embora hoje de manhã tenham confessado a este diário numa mensagem de WhatsApp que "não estamos muito confortáveis. Vamos avançar os vôos para regressar a casa”.
Ao longo do ano de 2018, onze pessoas sofreram o mesmo destino, entre elas quatro espanhóis, dois advogados e estas duas turistas. O número de expulsões diminuiu desde 2014, quando as autoridades marroquinas expulsaram 41 pessoas do Sahara Ocidental. Nos últimos quatro anos, Marrocos expulsou 175 pessoas de 17 nacionalidades, segundo dados fornecidos ao EL ESPAÑOL pela Associação Saharaui de Vítimas de Violações Graves dos Direitos Humanos cometidas pelo Estado marroquino (ASVVDH), a única organização independentista com sede no território saharaui controlado pelo Marrocos.



Sem comentários:

Enviar um comentário