quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

"A União Europeia não deve continuar a ser chantageada por Marrocos” – Afirma Partido Social-Democrata Austríaco (SPO)



A vice-presidente da Juventude Socialista Austríaca (Sozialistische Jugend Österreich, SJÖ), Anna Rauchenwald também presente no Fórum de Málaga, afirmou: "Em vez de encontrar uma posição compatível com o direito internacional e o direito dos saharauis à autodeterminação, a UE recorre das decisões judiciais...".

(APS) 01-12-2021 - O Partido Social-Democrata Austríaco (SPO) salientou que a União Europeia (UE) "não se deve permitir ser chantageada por Marrocos" sobre a questão do Sahara Ocidental, e "deve trabalhar para assegurar que os direitos do povo saharaui se tornem finalmente uma realidade", após mais de quatro décadas de ocupação e repressão.
"Nunca é aceitável que a UE sacrifique os direitos humanos dos saharauis no altar dos interesses comerciais das empresas europeias", afirmou Petra Bayr, porta-voz do SPO num comunicado emitido pelo partido no final do Fórum Internacional da Juventude para a Solidariedade com o Sahara Ocidental, organizado em Málaga (Espanha), sob o tema: "A UE não deve sacrificar os direitos humanos dos saharauis em benefício das empresas europeias".
Para a Petra Bayr, "o Tribunal de Justiça Europeu (TJUE) já foi muito claro nos seus acórdãos em duas ocasiões: a concessão por Marrocos dos direitos de exploração dos recursos a que o povo saharaui tem legitimamente direito, não seria apenas um reconhecimento indireto pela UE da ocupação do Sahara Ocidental por Marrocos, mas também negaria os direitos do povo saharaui sobre os seus recursos".
"A desconsideração por parte da UE da decisão do TJUE é tão intolerável como a negação dos direitos humanos dos saharauis", argumentou, apelando à Comissão Europeia para "aceitar finalmente as decisões do TJUE e pôr fim aos acordos comerciais ilegais com Marrocos e aos investimentos europeus no Sahara Ocidental".
Pela sua parte, a vice-presidente da Juventude Socialista Austríaca (Sozialistische Jugend Österreich, SJÖ- organização de Juventude do SPÖ), Anna Rauchenwald também presente no Fórum de Málaga, afirmou: "O Sahara Ocidental é a última colónia em África".
"A UE desempenha um papel importante no conflito do Sahara Ocidental, pois apoia a ocupação marroquina ilegal através de investimentos ilegais e acordos económicos no Sahara Ocidental", sublinhou.
Acrescentando: "Em vez de encontrar uma posição compatível com o direito internacional e o direito dos saharauis à autodeterminação, a UE recorre das decisões judiciais. A UE está a abandonar todos princípios dos direitos humanos e da democracia logo que os interesses económicos entram em jogo. Isto é mais claramente visível nos acordos de pesca que a UE celebrou com a potência ocupante marroquina sobre o Sahara Ocidental".
As duas políticas austríacas também consideraram "o controlo independente das violações dos direitos humanos nos territórios ocupados" como essencial e prioritário, uma vez que a agressão marroquina contra os Saharauis.


#SaharaOccidental #saaraocidental #austria

Sem comentários:

Enviar um comentário