domingo, 12 de dezembro de 2021

Sahara Ocidental: 9º Congresso da UGTSARIO decorre nos acampamentos de refugiados




(Campos de refugiados saharauis - Dakhla) - Os trabalhos do 9º congresso da União Geral dos Trabalhadores Saharauis de Sakia-El Hamra e Oued-Eddahab (UGTSARIO) começaram este domingo no campo de refugiados saharauis de Dakhla.

Sob a bandeira da "Ação, Sacrifício e Lealdade, para a realização da libertação e edificação", o congresso realiza-se na presença de mais de 400 delegados de trabalhadores saharauis e representantes de sindicatos estrangeiros solidários com a causa saharaui, bem como de parlamentares e partidos preocupados com as questões da libertação.

A sessão de abertura do congresso, dedicada à memória de Shahid "Ezzine Mebirik Ali-Fal", teve lugar na presença do Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), do Secretário-Geral da Frente Polisario, Brahim Ghali, e de membros do governo saharaui.

No discurso de abertura, o presidente da comissão preparatória do congresso, secretário-geral da UGTSARIO, Salama Ibrahim El-Bachir, salientou que este 9º congresso se realiza "num contexto marcado por desenvolvimentos e realizações positivas da RASD e da Frente Polisario na cena internacional, liderado pelo retomar da luta armada e pelo confronto direto com o ocupante marroquino.

"O congresso é também organizado num contexto de desenvolvimentos políticos, militares e de direitos que a causa saharaui está a viver, e também marcado pelo cerco imposto à ativista Sultana Khaya e à sua família durante quase um ano, num silêncio da comunidade internacional, incapaz de impor um mecanismo da ONU para a observação dos direitos humanos", acrescentou ele.

A sessão de abertura constituiu uma oportunidade para rever o processo preparatório deste congresso, que decorrerá até 14 de dezembro.

Também incluiu uma cerimónia organizada pelo Presidente da RASD Brahim Ghali em honra da família de Shahid Ezzine Mebirik Ali-Fal.

Sem comentários:

Enviar um comentário