sexta-feira, 5 de abril de 2013

¡Ahlan! – revista com design "hola" para divulgar o Povo Saharaui



"A revista chama-se ¡Ahlan!, que quer dizer "hola" em hassania (a língua que se fala no Sahara Ocidental e na Mauritânia),  e segue a mesma estrutura e design da revista ¡Hola!" diz a responsável da revista, a artista plástica espanhola Nuria Carrasco.

A artista pretende, através das páginas da revista, contar a história do Sahara desde o início do séc. XX e algumas histórias "muito pessoais de gente que ali vive ". "Em vez de mostrar príncipes e palácios, gente do “jet-set”, pareceu-me uma boa ideia mostrar Jaimas (tendas) e casas velhas para dar a conhecer uma realidade muito dura", afirma.

Para conhecer o dia-a-dia dos milhares de famílias saharauis que vivem nos acampamentos, Nuria viveu em Tindouf com uma família de refugiados durante um mês.

A elaboração da revista foi possível graças à 'Asociación de Amigos del Pueblo Saharaui de Sevilla', que há 7 anos vem denunciando através da arte o drama deste povo esquecido. "Tra-ta-se de visualizar a causa deste povo, que há 35 anos vive subjugado por Marrocos" refere Jorge Fernández, membro da associação.

Para que estas histórias possam ser divulgadas, faz falta financiamento. Através da Internet a iniciativa tem solicitado contributos.

Sem comentários:

Enviar um comentário