sexta-feira, 12 de setembro de 2014

39ª Conferência Europeia de Apoio e Solidariedade ao Povo Saharaui (EUCOCO)





A Coordenadora Europeia de Apoio ao Povo Saharaui, “Task Force” organiza a 14 e 15 de novembro a 39ª Conferência de Apoio e Solidariedade ao Povo Saharaui, EUCOCO, que terá lugar na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid.

As EUCOCO é o evento anual mais importante do Movimento de Solidariedade com o Povo Saharaui, que começou por ter um carácter europeu e que, pouco a pouco, foi-se ampliando recebendo hoje participantes dos 5 continentes.

Representantes de Governos que reconhecem a RASD, deputados e representantes eleitos, Governos Autonómicos, Concelhos e Autarquias do Estado espanhol, organizações políticas e sindicais, Associações de Amizade com o Povo Saharaui, ONGs, juristas, personalidades do âmbito da cultura… participam todos os anos neste evento obrigatório da SOLIDARIEDADE.

Também o Povo Saharaui está representado ao mais alto nível, pelo Presidente da RASD e Secretário-Geral da Frente Polisario, e outras Autoridades do Governo Saharaui, assim como Ativistas defensores dos DDHH e Embaixadores e Delegados saharauis em numerosos países.

O objetivo principal da 39ª EUCOCO é reivindicar o direito inalienável do Povo Saharaui à AUTODETERMINAÇÃO e à INDEPENDÊNCIA e contribuir para que o processo de PAZ possa avançar no sentido da resolução do conflito.



Com esta Conferência de Solidariedade com o Sahara, pretende-se também alcançar outros objetivos, entre os quais:

— Denunciar a violação sistemática dos DDHH por parte de Marrocos nos Territórios Ocupados do Sahara Ocidental e apoiar a luta que trava de maneira permanente a população saharaui.

— O fim da repressão dos mais elementares Direitos e a libertação de todos os presos políticos saharauis estará também presente em cada uma das decisões da Conferência, assim como a extensão do mandato da MINURSO à vigilância e proteção dos DDHH no Sahara Ocidental.

— A 39ª EUCOCO será um espaço de reflexão da atividade solidária em Espanha e no resto dos países e continentes, um catalisador das iniciativas solidárias, articulando através dos grupos de trabalho e fora deles, espaços de diálogo, intercâmbio e coordenação.

— A Conferência de MADRID fará o balanço do trabalho realizado neste último ano, desde a anterior Conferência realizada em Roma, e definirá com clareza as ações e a estratégia a seguir em 2015, para que os Direitos do Povo Saharaui, reconhecidos por múltiplas resoluções das Nações Unidas, sejam por fim respeitados.

As inscrições podem ser formalizadas através da página web até ao dia 15 de outubro:


http://www.eucocomadrid.org/inscripciones/

Sem comentários:

Enviar um comentário