quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Está na hora da MINURSO retomar com urgência a sua missão de organizar um referendo de autodeterminação ao povo saharaui" afirma o líder saharaui ao SG da ONU

Bir Lehlu (Territórios Libertados) 03 /10/ 2017 (SPS) - O Presidente da República e Secretário-Geral da Frente POLISARIO, Brahim Ghali, sublinha que "está na hora da MINURSO retomar com urgência a sua missão de organizar um referendo de autodeterminação ao povo saharaui para que o povo saharaui determine o seu destino."
A reivindicação consta na carta enviada a António Guterres, na sequência dos violentos ataques perpetrados pelas autoridades de ocupação marroquinas contra os cidadãos saharauis indefesos nas zonas ocupadas que participaram em manifestações pacíficas reclamando o direito do povo saharaui à livre determinação, à independência e a libertação dos presos políticos saharauis.
O Presidente afirma, que além de acelerar a execução do seu mandato de organizar um referendo para a autodeterminação ao povo saharaui, a MINURSO deve estar dotada de um mecanismo de proteção e vigilância dos direitos humanos no Sahara Ocidental, da proteção dos recursos naturais saharauis e de eliminação do muro da vergonha construído pela ocupação, “um crime contra a humanidade que divide o Sahara Ocidental, território e população, protegido por um arsenal  bélico de destruição e milhões de minas, incluindo minas antipessoal, proibidas internacionalmente”.
Brahim Ghali refere que o aumento do número de vítimas entre os manifestantes reflete a ampla participação dos cidadãos saharauis e a sua firme luta em defesa de um direito internacional sagrado, garantido pela Carta e as resoluções das Nações Unidas. Por isso – diz - a comunidade internacional está chamada a assumir as suas responsabilidades para proteger os cidadãos saharauis e garantir o exercício dos seus direitos fundamentais, contra a intensificação da repressão praticada pelo Estado de ocupação marroquino.
Ghali acrescenta que  “a existência  ainda de uma situação de descolonização no séc. XXI é um fenómeno estranho e vergonhoso para a comunidade internacional, assim como é vergonhoso também que a comunidade internacional continue indiferente ante as práticas atrozes e as violações flagrantes cometidas pelas forças militares de ocupação ilegal num território sob a responsabilidade das Nações Unidas e onde esta tem uma missão no terreno “.
Na carta, o Presidente saharaui reitera uma vez mais que “estas repetidas violações marroquinas refletem a intenção de provocação e obstrução que a ocupação marroquina prossegue em vésperas de de o Enviado Pessoal do SG da ONU, Horst Koehler, reincorpore o exercício das suas funções.
Ghali exige a libertação imediata de todos os presos políticos saharauis em presídios marroquinos e pede uma comissão médica internacional independente aos detidos de Gdeim Izik e sejam canceladas todas as medidas e sentenças tomadas injustamente contra eles. SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário