segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Brahim Ghali espera um "empenhamento efetivo" dos EUA na descolonização do Sahara Ocidental

 


 O Presidente da RASD e SG da Frente Polisario, Brahim Ghali, dirigiu este domingo uma mensagem de felicitações ao presidente eleito dos EUA, Joe Biden, na qual exprime a sua esperança de que os EUA se venham a empenhar efetivamente na descolonização do Sahara Ocidental.

"Reconhecendo a responsabilidade geral e a liderança da sua nação, esperamos sinceramente que os Estados Unidos, sob sua presidência, se tornem mais ativamente empenhados nos esforços internacionais voltados para alcançar uma solução rápida, pacífica e duradoura para a questão de a descolonização do Sahara Ocidental com base no exercício pelo nosso povo do seu direito inalienável à autodeterminação e à independência ”, sublinhou o Presidente Ghali.

O Presidente da República recorda que “a natureza jurídica da questão do Sahara Ocidental, a última colónia de África, é fácil de compreender”, explicando que “não se trata de um conflito étnico, religioso ou intra-estatal . Trata-se simplesmente de um caso de descolonização tardia, reconhecida pelas Nações Unidas e os seus órgãos subsidiários desde 1963 ”.

"Apesar de um acordão do Tribunal Internacional de Justiça em 1975 e de numerosas resoluções das Nações Unidas afirmando o direito do nosso povo à autodeterminação e à independência, Marrocos ainda ocupa ilegalmente o Sahara Ocidental pela força desde 31 de outubro de 1975 ", argumenta Brahim Ghali.

Na sua sua mensagem, o presidente saharaui lembra ainda que, nos últimos 29 anos, a ONU deu início a um processo de paz, que foi oficialmente aceite pelas duas partes em conflito, Frente Polisario e Marrocos, visando o realização de um referendo livre e justo sobre a autodeterminação do povo saharaui.

“Para o efeito, o Conselho de Segurança criou a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) em 1991”, sublinha o líder saharaui.

Além de supervisionar o cessar-fogo acordado por ambas as partes, Ghali afirma na mensagem que "a Missão também conseguiu identificar e compilar a lista de eleitores para o referendo".

No entanto, o obstrucionismo do Marrocos até agora resultou na privação do nosso povo do seu direito inalienável e internacionalmente reconhecido à autodeterminação e independência. Esta é a principal razão pela qual a MINURSO, até agora, não cumpriu integralmente o mandato para o qual foi criada há quase três décadas”, lamenta.

“A par da sua atitude obstrucionista em relação ao processo de paz das Nações Unidas, Marrocos continua a violar sistematicamente os direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado e a pilhar ilegalmente os recursos naturais do povo saharaui”, escreve o Presidente Ghali, notando que "essas violações dos direitos humanos foram documentadas e tornadas públicas por organizações internacionais como a Amnistia Internacional, a Human Rights Watch, a Robert F. Kennedy Human Rights e o departamento do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, entre outros ".

E acrescenta: “Esperamos que os EUA, defensores e promotores dos direitos humanos, se empenhem ativamente na proteção dos direitos humanos dos civis saharauis que vivem nos territórios ocupados ilegalmente por Marrocos enquanto o conflito não for resolvido ".

Ghali afirma que “o povo saharaui espera pacientemente há já demasiado tempo para exercer os seus legítimos direitos. O que é necessário agora - acrescenta - é exercer toda a pressão diplomática necessária para que a ONU possa retomar, sem mais demora, a implementação do plano de paz e assim permitir ao nosso povo exercer o seu direito inalienável à autodeterminação e independência através da liberdade e da expressão autêntica da sua vontade e sem qualquer constrangimento ou restrição ”.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário