segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Ministério de Relações Exteriores da RASD - Declaração do ministro Mohamed Salem Ould Salek


“A guerra está apenas começando, como consequência da agressão marroquina e o seu fracasso em El Guerguerat, e também como resultado da recusa de Marrocos em implementar o acordo assinado connosco sob os auspícios da ONU e da OUA”.

 

Declaração do ministro Mohamed Salem Ould Salek

 

O fim da guerra está agora ligado ao fim da ocupação ilegal de parte dos territórios ocupados da República Saharaui.

Ao agradecer aos países e organizações e a todos aqueles que manifestaram preocupação com a gravidade da situação, queremos fazer dois esclarecimentos:

 

1-El Guerguerat é uma brecha, uma violação causada pelo exército de ocupação marroquino em violação do acordo militar número nº 1.

Tal brecha foi feita num muro militar, pejado de milhões de minas e arame farpado e guardado por tropas de ocupação.

A violação não existia antes do cessar-fogo ser acordado. Não é uma via internacional ou regional. É uma passagem utilizada para pilhar os recursos naturais do povo saharaui e inundar a África com drogas. Esta é a verdade sobre a brecha em El Guerguerat para quem não tem informações específicas ”

 

2- Foi Marrocos que iniciou a guerra ao recusar-se a fechar essa passagem e ao anunciar publicamente que havia iniciado uma operação militar para abrir a via encerrada por manifestantes da sociedade civil saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário