domingo, 29 de novembro de 2020

Solidariedade Internacional e emigração saharaui na Europa cerra fileiras em torno da Frente Polisario

 


Tiveram lugar ontem importantes manifestações em Madrid, París, Berlim e Genebra de apoio ao povo saharaui. O movimento solidário internacional continua a reivindicar um Sahara livre e liberdade para o Sahara Ocidental. Em Málaga e Galiza também os o movimento de solidariade e muitos emigrantes saharauis desceram à gritando pelas mesmas reivindicações. Incidentes tiveram lugar em Paris ap+os a irrupção de um grupo de marroquinos arrigimentados pelas autoridades aluitas.

Na tarde de sábado, un numeroso grupo de manifestantes saharauis concentraram-se na Place de la Republique em París para protestar contra a agressão marroquina, mostrar o seu apoio à decisião da RASD de reatar a luta armada de libertação e reivindicar da comunidade internacional o seu empenhamento na resolução do conflito.

A concentração pacífica foi perturbada pelo aparição súbita de um grupo de marroquinos empunhando bandeiras de Marrocos que procuraram provocar os manifestantes franceses e saharauis que se encontravam alí. Houve confrontos entre os manifestantes, tendo o grupo de marroquinos batido em retirado após os incidentes que provocaram.

Em Madrid, Berlim e Genebra também se realizaram manifestações de apoio ao povo saharaui organizadas pela diáspora saharaui na União Europeia.

Málaga também foi palco de uma vibrante manifestação onde foi denunciada a a ocupação marroquina e a responsabilidade histórica da Espanha na génese e solução do conflito.

Sem comentários:

Enviar um comentário