domingo, 29 de novembro de 2020

The Federal Aviation Administration (EUA) alerta para o perigo de se sobrevoar o espaço do Sahara Ocidental devido à guerra


A agência governamental norte-americana The Federal Aviation Administration avisa em comunicado que a situação no Sahara Ocidental é grave e que isso a obriga a alertar para o perigo que correm as aeronaves que possam vir a sobrevoar o espaço aéreo do Sahara Ocidental (SO).



Afirma que está seguindo de perto a situação no território pelo que aconselha as companhias de aviação que navegam pelo espaço aéreo do SO a evitá-lo.

A agência prevê uma elevada tensão na zona devido à intensificação das operações militares que estão ocorrer no território saharaui e à capacidade que tem a Frente Polisario de utilizar armas antiaéreas contra aviões.

Em declarações à imprensa desde 14 de novembro, a Frente Polisario - recorda a agência - alertou para a utilização de sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) por partes das forças marroquinas a operar em áreas controladas pela Polisario, tendo esta também bombardeado posições marroquinas mas não havendo relatórios de fogo terra-ar. A FAA sublinha, no entanto, que a “olisario possui armas como os mísseis portáteis Air SA-e ao sistemas de mísseis táticos terra-ar (SAM), incluindo SA-9s que a uma baixa altitude representam um risco a aviação civil na região contestada”

A agênca recorda que a Frente Polisario está equipada con armas antiaéreas capazes de derrubar aviões que sobrevoem o espaço aéreo do território; lembrando que o movimento saharaui abateu vários aviões marroquinos durante a guerra que aí teve lugar nos snos setenta e oitente.

Segundo a Polisario, a advertência da agência governamental norte-americana é um duro golpe para a narrativa oficial marroquina que quer a todo o custo transmitir uma situação de normalidade no Sahara Ocidental ocupado.

A Frente Polisario pediu recentemente aos tribunais europeos para que a empresa francesa Transavia, assimo como a companhia aérea canária, Binter, deixem de ter voos para o Sahara Ocidental ocupado.

Em comunicado difundido pela SPS, o Governo da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) advertiu países, entidades e indivíduos para a implicação em atividades no território do Sahara Ocidental que se encontra em estado de guerra aberta.

Fonte; várias inclusive El Portal Diplomatico


Sem comentários:

Enviar um comentário