quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Frente Polisario ataca pela primera vez objetivos no sul de Marrocos

 



O Exército de Libertação Saharaui atacou pela primeira vez no interior do território de Marrocos neste conflito que denomina de segunda guerra de libertação. Os objetivos atacados, situados na região montanhosa de Ouarkziz (no sudeste de Marrocos), inserem-se uma zona que os combatentes saharauis mais veteranos conhecem muito bem, já que aí se travaram grandes batalhas no final da década de oitenta, antes do acordo de cessar-fogo ter sido acordado pelas Nações Unidas (ver artigo no blog da AAPSO).

Conforme anunciado hoje pelo Secretário-Geral da Segurança e Documentação da RASD (serviços de inteligência), Sidi Ougal, em declarações à agência noticiosa saharaui SPS, o exército saharaui atacou pela primeira vez a localidade de Taref Bouhenda em Tuezegui, no Ouarkziz, a sudeste de Marrocos.

O dirigente saharaui não deu mais detalhes sobre a ofensiva e afirma que ela se insere no aumento dos ataques saharauis contra as posições do exército marroquino.

“Unidades militares saharauis chegaram às localidade de Taref Bouhenda e Lebaaj, no sul de Marrocos, e levaram a cabo um ataque contra posições marroquinas”, anunciou o alto responsável militar saharaui.

A cadeia montanhosa de Ouarkziz, no sul de Marrocos, foi alvo de de vários ataques saharauis durante a primeira guerra de libertação, Aí teve lugar, em 1980, aquela que foi designada por batalha de Ouarkziz, na qual o o ELPS mobilizou mais de 7.000 soldados que causaram uma severa derrota ao exército marroquino.

Sem comentários:

Enviar um comentário