sábado, 27 de novembro de 2021

Frente Polisario apela à juventude mundial a reforçar o seu apoio à causa saharaui


 



26-11-2021 (APS) – O representante da Frente Polisario na Europa e na União Europeia (UE), Oubbi Bouchraya Bachir, apelou à juventude do mundo a intensificar os esforços para apoiar o povo saharaui na obtenção do seu direito à autodeterminação e independência, exortando a comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades na descolonização da última colónia em África.

O dirigente saharaui interveio esta sexta-feira por ocasião da segunda edição do Fórum Mundial da Juventude Solidária com o Sahara Ocidental, realizado em Málaga, Espanha, com a participação de 150 pessoas representando mais de 90 organizações juvenis, incluindo 10 federações internacionais e representantes de organizações internacionais.

No seu discurso de abertura, Oubbi Bouchraya Bachir lamentou o facto de as Nações Unidas e a comunidade internacional não terem assumido as suas responsabilidades para completar o processo de descolonização que a Frente Polisario e Marrocos tinham anteriormente assinado como parte de um plano de paz sob os auspícios da ONU/UA.

Além disso, o orador mencionou o simbolismo da organização deste fórum da juventude em Espanha, que continua a ser o país responsável pelo sofrimento do povo saharaui por ser a antiga potência colonial no Sahara Ocidental.

Oubbi Bouchraya Bachir declarou ainda que desde o ano passado, a região do Norte de África em geral e do Sahara Ocidental em particular tem vindo a enfrentar grandes mudanças e desafios, uma vez que as ações irresponsáveis do Reino de Marrocos levaram ao recomeço da guerra no Sahara Ocidental, à ruptura das relações com a Argélia, a um conflito aberto com Espanha e a relações cada vez mais difíceis com a Mauritânia e outros países da região.

Recordou também que o veredicto do Tribunal de Justiça da União Europeia de 29 de setembro reafirma clara e precisamente que o território do Sahara Ocidental é separado e distinto do de Marrocos.

"Podemos salientar que estes acórdãos reafirmaram o que o Tribunal de Justiça de Haia já tinha decidido em 1975. Após quatro décadas de conflito, estes julgamentos reafirmaram que o Sahara Ocidental é um território distinto e separado do Reino de Marrocos, insistindo no direito à autodeterminação do povo saharaui como eixo principal do processo de descolonização em curso na altura", disse ele.

Os trabalhos da segunda edição do Fórum Internacional da Juventude para a Solidariedade com o Sahara Ocidental, organizado pela União da Juventude Saharaui (UJSARIO), começaram na sexta-feira, com a participação de delegações e organizações juvenis de mais de 40 países de diferentes continentes.

Na sessão de abertura, foram feitas declarações pelo representante da Frente Polisario na Europa, pela juventude saharaui e pelo Centro Europeu e Latino-Americano da Juventude, bem como por organizações internacionais e chefes de delegação das organizações juvenis participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário