domingo, 28 de novembro de 2021

Mohamed Eluali Akeik, Chefe do Estado-Maior do exército saharaui: “A guerra com Marrocos continuará”



“El Salto Andalucía” entrevista em exclusivo o recém-nomeado Chefe de Estado-Maior do exército saharaui e viaja pela frente de guerra com os combatentes.



Por Bachir Mohamed Lahsen 27-11-2021 - O Chefe do Estado-Maior do Exército de Libertação do Povo Saharaui, Mohamed Eluali Akeik, responde às perguntas de “El Salto Andalucía” sobre as condições da Frente Polisario para regressar ao processo de negociação com Marrocos. Na entrevista, conduzida nos campos de refugiados, o comandante militar saharaui concentra-se também na guerra que começou a 13 de novembro de 2020 e nos métodos do seu exército para combater as forças armadas marroquinas. Akeik não exclui a utilização de qualquer tipo de arma legal por parte da Polisario. O líder saharaui lança igualmente um apelo às empresas espanholas para que evitem a zona do Sahara Ocidental.



Quais são as condições da Polisario para entrar em negociações com Marrocos?

Não foi a Polisario que saiu do acordo de cessar-fogo assinado com Rabat em 1991. Foi Marrocos que o violou, e foi a MINURSO (Missão da ONU para a Organização do Referendo no Sahara Ocidental) que não cumpriu o seu mandato, que é o de organizar um referendo de autodeterminação dentro de um prazo determinado de seis meses. O pacto era claro nos seus pormenores, mas a MINURSO, o Conselho de Segurança e a comunidade internacional viraram as costas ao povo saharaui, à legalidade internacional, à defesa das decisões que foram tomadas a favor de um referendo no Sahara Ocidental.

O povo saharaui continua a sofrer, após trinta anos que não foram nada fáceis, esperando, suportando as violações do tratado por parte de Marrocos e o seu desdém para com a comunidade internacional. Assim, após as violações, e o silêncio da MINURSO face a estas violações, o povo saharaui tomou a decisão de continuar a sua luta, declarando a sua relação com esta missão da ONU e a sua continuidade no processo terminado, se os erros cometidos não forem corrigidos.

"Não podemos continuar nesta situação confusa se não tivermos garantias de que o futuro do nosso povo será determinado por ele e por mais ninguém".


Para começar de novo, exigimos que o direito internacional seja aplicado, aplicado e que se concretize a descolonização do território do Sahara Ocidental, considerado como a última colónia em África. Isto é primordial para nós, que haja uma garantia e um plano de ação específico. A única condição para a sua aceitação é que o referendo seja implementado imediatamente e que seja dada uma explicação para o facto de não ter sido implementado nos últimos trinta anos.

Não podemos continuar nesta situação confusa se não tivermos garantias de que o futuro do nosso povo será determinado por eles e por mais ninguém. Portanto, a guerra vai continuar, mas isso não impede as negociações, porque em todos os casos de descolonização e guerras de libertação, as negociações tiveram lugar em tempo de guerra e foram alcançados certos acordos que conduziram ao referendo.


Acompanhámos os combatentes saharauis durante o bombardeamento de artilharia a uma base militar marroquina. Seguimos em cinco carros durante duas horas antes de assentarmos a dois quilómetros da base, sem sermos detetados por radar ou drones. Como conseguem passar despercebidos?

Obrigado por correr o risco de se aproximar o mais possível da base militar marroquina que hoje foi bombardeada pelos combatentes do Exército de Libertação do Povo Saharaui. É uma longa história para contar, porque é preciso conhecer a história do Exército de Libertação do Povo Saharaui, que lutou contra os exércitos marroquino e mauritano entre 1975 e 1991, que acabaram por se render e hastear a bandeira branca para pedir um cessar-fogo.

"O exército marroquino quer repetir o que aconteceu no início da invasão, a eliminação de todos os seres vivos, sejam eles animais ou humanos".

Hoje o exército saharaui enfrenta uma nova situação de guerra, após 13 de novembro de 2020, em que Marrocos acredita ter sido reforçado por superpotências tecnológica e materialmente muito poderosas, para enfrentar o exército do povo saharaui. O nosso exército é o povo saharaui, que luta na linha da frente, nos territórios ocupados, bem como através da diáspora saharaui espalhada por todo o mundo, nos campos de refugiados e também nos territórios libertados.

Hoje, o exército marroquino (ou melhor, o Estado marroquino invasor) quer repetir o que aconteceu no início da invasão, a eliminação de todo o ser vivo, seja ele animal ou humano nos territórios saharauis libertados, como vimos esta semana: corpos totalmente destruídos após os bombardeamentos ao longo destes doze meses da nova guerra.

O exército saharaui tem a capacidade de enfrentar todos os meios de guerra que os aliados do invasor marroquino podem trazer para esta guerra. Sabe como enfrentá-los porque é um exército do povo, um exército motivado pelo seu direito inalienável à independência, à libertação do seu território, e é isto que lhe dá força para enfrentar drones, radares, satélites e todos os meios proporcionados pelos aliados de Marrocos.



A 15 de outubro de 1981, Hassan II enviou uma carta ao Conselho de Segurança queixando-se da utilização pela Polisario de armas extraordinariamente complexas e dos sistemas de defesa antiaérea mais avançados da época (Sam 6 e 9). Será que veremos tal surpresa nesta nova guerra?

As melhores armas que os saharauis têm ou podem ter hoje são a sua vontade, a sua determinação, a sua prontidão para enfrentar todos os métodos e todos os materiais de guerra que os invasores podem levar a cabo. Com esta vontade e esta firme decisão em relação ao objetivo, o povo saharaui, o exército saharaui e o combatente saharaui irão certamente, tenho a certeza, conseguir em breve destruir e desmantelar toda esta rede de meios tecnológicos e de guerra eletrónica, de tecnologias avançadas. Com a sua vontade, em breve poderão obter formas, métodos, armas, sistemas e, porque não, os meios para enfrentar esta tecnologia com a qual o invasor marroquino conta.

O invasor marroquino continua o mesmo, e continua a utilizar o mesmo sistema de construção de muros (começaram a ser construídos em 1981). Marrocos pensou que estes muros poriam fim ao perigo para as suas tropas nos territórios do Sahara Ocidental, mas dois ou três anos após a sua construção, o exército saharaui conseguiu destruir o fantasma do muro e atravessá-lo tantas vezes quantas quisesse.


Há uma semana, avisou as empresas que trabalham no Sahara Ocidental ocupado. As suas declarações foram relatadas em parte da imprensa espanhola como uma ameaça para a Espanha. O que tem a dizer sobre isto?

Obrigado por essa interessante pergunta. Quero deixar aqui bem claro que essa declaração, bem como outras declarações anteriores, cartas que foram enviadas e comunicados que foram publicados pela liderança política e pelo secretário-geral da Frente Polisario em várias ocasiões, chamando a atenção de todos para o facto de o território do Sahara Ocidental ser propriedade única e exclusiva do povo saharaui, e a riqueza desse território ser propriedade do povo saharaui. Exortamos toda a comunidade internacional a evitar este território, a sua riqueza, a evitar permanecer numa zona de guerra sem o consentimento do proprietário, que é o povo saharaui representado pela Frente Polisario.

"Ao longo dos 46 anos de ocupação marroquina, todos os peritos em direito internacional deixaram claro que o Sahara Ocidental não é Marrocos".

Nunca dissemos nada contra o povo espanhol, muito pelo contrário. O maior movimento de solidariedade do mundo que o povo saharaui alguma vez conheceu é o do povo espanhol, os povos de Espanha. Assim, apelamos e repetimos este apelo às empresas, às multinacionais, aos Estados para evitarem um território em guerra enquanto o povo saharaui não der o seu consentimento, era isso que queríamos esclarecer.

O nosso argumento não se baseia apenas na última decisão (setembro de 2021) do Tribunal de Justiça Europeu. Ao longo dos 46 anos de ocupação marroquina, todas as instituições, todos os especialistas em direito internacional exigiram e deixaram bem claro que o Sahara Ocidental não é Marrocos, que o Sahara é o território do povo saharaui, que apenas o povo saharaui e apenas os representantes desse povo, a Frente Polisario, têm o direito de falar ou intervir ou fazer exigências em seu nome. Por conseguinte, o direito internacional torna muito claro que este território nada tem a ver com Marrocos, é totalmente diferente, totalmente estranho e alheio da soberania marroquina.



Em 1 de novembro, foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Exército de Libertação do Povo Saharaui. Qual é a sua prioridade à frente do exército?

A nossa aspiração, o nosso desejo e o nosso sonho é viver à altura do que o povo saharaui nos confiou. Deram-nos a responsabilidade de estar nesta posição e a prioridade é estar à altura do que o nosso povo espera. É meu desejo sincero que sejamos bem-sucedidos o mais rapidamente possível e que alcancemos os objetivos que o nosso povo almeja.

Também queremos recuperar o tempo perdido ao longo de 30 anos. Para compensar o tempo que nos foi sonegado, que nos foi roubado, no qual fomos levados a acreditar e a sonhar o que não era real, e para compensar esse tempo o mais rapidamente possível para continuar, progredir e evoluir na nossa luta com meios, com formação de todos os tipos, com tudo o que pudermos, até atingirmos o objetivo que todo o povo saharaui espera de nós.


Sem comentários:

Enviar um comentário