segunda-feira, 22 de agosto de 2022

​“Les enfants des nuages - Une ethnologue dans la tourmente saharienne" um livro de Sophie Caratini

 


Esta é a história de uma jovem inexperiente que vai às profundezas do deserto mauritano em busca dos grandes nómadas Rgaybat, "filhos das nuvens", e que acaba por ali encontrar guerrilheiros.

Convidados a segui-la nos mistérios cómicos ou trágicos da sociedade beduína, descobrimos personagens cativantes, uma arte de viver, uma cultura refinada, bem como um mundo em colapso.

Quase 50 anos após esta viagem iniciática, Sophie Caratini regressa àquilo que foi a experiência fundadora da sua carreira como antropóloga e da sua vida como mulher.

Esta nova edição da sua narração autobiográfica, largamente revista e completada, acentua o seu valor testemunhal. Ilumina um momento chave da história do Sahara Ocidental, marcado pelo colapso do grande nomadismo dos camelos e pelo início da luta dos revolucionários saharauis pela independência.

"Você tem um dom raro, mesmo entre etnólogos: você sabe ver. Gostei do seu livro e desejo-lhe o sucesso que merece. É vivo, soa a verdade, o que não exclui a reflexão, o que nos traz observações muito bonitas, pensamentos penetrantes e grandes momentos de emoção". Claude LÉVI-STRAUSS

Edição: Thierry Marchaisse

Preço: 25 €

568 páginas

Data de publicação: 18 de agosto de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário