segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Sahara Ocidental: a Espanha continua a ser a potência administrante do território até à sua descolonização

 

Abdellah El-Arabi, representante da Frente POLISARIO em Espanha


APS – 21-08-2022 - A Espanha continua a ser o poder administrante do território do Sahara Ocidental até à sua descolonização, permitindo ao povo saharaui aceder ao seu direito inalienável à autodeterminação, afirmou o representante da Frente Polisario em Espanha, Abdellah El-Arabi.

Em declaração feita este domingo ao diário espanhol "El Mundo", o diplomata saharaui salientou que "a Espanha é a potência administrante do território do Sahara Ocidental até à sua descolonização". "Enquanto o povo saharaui não tiver exercido o seu direito à autodeterminação, Madrid continuará responsável por esta situação” - sublinhou.

O diplomata também criticou a política do governo espanhol, que trabalha descaradamente para satisfazer os objetivos expansionistas de Marrocos, tentando impor a ocupação ilegal do Sahara Ocidental em vez de assumir as suas responsabilidades para com o seu povo.

A reviravolta do governo espanhol ilustrada na sua decisão de 18 de Março a favor da chamada "autonomia", constitui um grave deslize em relação à questão saharaui, explicou, recordando que esta decisão tinha suscitado críticas por parte de todas as forças parlamentares que apelaram ao governo espanhol a rever esta posição.​

Sem comentários:

Enviar um comentário