quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Nações Unidas na Argélia: comunidade internacional chamada a reforçar a ajuda alimentar aos refugiados saharauis

 


Argel 24-08-2022 - APS O sistema das Nações Unidas na Argélia apelou, esta quarta-feira em Argel, à comunidade internacional a reforçar e aumentar o seu apoio à ajuda alimentar e nutricional aos refugiados saharauis, face ao aumento dos preços dos alimentos.

"A equipa das Nações Unidas (ONU) na Argélia apela à comunidade internacional a reforçar e aumentar o seu apoio à assistência alimentar e nutricional aos refugiados saharauís", disse Alejandro Alvarez, coordenador residente do sistema da ONU na Argélia, em conferência de imprensa.

Ao ler um comunicado de imprensa do sistema da ONU na Argélia apelando ao apoio aos refugiados saharauis, Alejandro Alvarez afirmou que a equipa da ONU e outros actores humanitários enfrentam "défices significativos" de financiamento causados pelo impacto da pandemia da COVID-19 e o consequente aumento global dos preços dos alimentos e dos combustíveis.

Durante mais de quatro décadas, "o governo argelino e os doadores internacionais têm demonstrado constante solidariedade para com os refugiados saharauis, prestando um apoio humanitário vital que deve ser reconhecido", salientou o representante da ONU.

"Infelizmente, sob a pressão dos desafios globais, este apoio é agora insuficiente para satisfazer as necessidades atuais", explicou, acrescentando que os fundos necessários apenas para a assistência alimentar duplicaram para 39 milhões de dólares este ano, em comparação com 19,8 milhões de dólares antes da pandemia eclodir.

"Queremos chamar a atenção da comunidade internacional para o facto de que o esforço dedicado neste momento à ajuda alimentar já não é suficiente para alimentar a população saharaui como costumávamos fazer", disse Alvarez.

O ACNUR, a agência das Nações Unidas para os refugiados, o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estão a sensibilizar ativamente os seus parceiros para esta situação, afirmou.

"No entanto, estes esforços não se traduziram, até agora, na mobilização de recursos adicionais necessários para satisfazer as necessidades dos refugiados", disse Alvarez.

Sem comentários:

Enviar um comentário