sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Um ano após o restabelecimento das relações diplomáticas com a RASD, o presidente peruano reafirma a defesa do seu país à autodeterminação do povo saharaui


Pedro Castillo


Madrid (ECS). – Num tweet publicado na sua conta do Twitter, o presidente do Perú, Pedro Castillo, anunciou hoje que o seu país vai continuar a defender o povo do Sahara Ocidental até que este atinja os seus objetivos. "Um ano após o estabelecimento de relações diplomáticas com a RASD, o Perú reafirma o seu apoio à autodeterminação soberana do povo saharaui", disse Castillo.

Neste contexto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Saharaui (RASD) emitiu uma nota exprimindo a sua satisfação pela firmeza do Presidente peruano ao anunciar ontem, 8 de setembro, por ocasião do primeiro aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre a República do Peru e a República Saharaui, o firme apoio do Estado do Peru ao direito do Estado saharaui à autodeterminação soberana.

Recorde-se que no passado dia 19 de agosto, o Perú anunciou ter decidido romper as relações diplomáticas com a República Árabe Saharaui Democrática (RASD). A decisão foi amplamente criticada pelo Parlamento, pelo Partido Socialista peruano e pela sociedade civil.

Esta decisão foi tomada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros peruano, Miguel Ángel Rodríguez Mackay, após uma conversa com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita. O governo de Pedro Castillo tinha decidido retomar as relações diplomáticas com a República Árabe Saharaui Democrática em Setembro de 2021, contudo, quase um ano após ter iniciado as conversações, anunciou que estas iriam ser quebradas.

Agora, quase 20 dias depois, o presidente do Perú anunciou que as relações com a República Árabe Saharaui Democrática (RASD) irão ser mantidas. O anúncio surge no meio das tentativas de Marrocos de mudar a posição do Perú sobre o Sahara Ocidental. "Com este anúncio, o Presidente da República do Peru dá um duro golpe a Rabat, aos seus lobbies e às suas práticas injuriosas de compra de vontades, constituindo simultaneamente uma prova inegável do avanço irreversível do Estado saharaui para ocupar o seu legítimo lugar no concerto das Nações", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A esquerda peruana expressou a sua rejeição à decisão do governo de Pedro Castillo de retirar o reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática e "romper todas as relações com esta entidade com o argumento de uma alegada falta de "relação bilateral efetiva". Este setor apontava diretamente para a responsabilidade do Ministro dos Negócios Estrangeiros Miguel Rodríguez Mackay, a quem acusavamm de ter interesses económicos com Marrocos para tomar esta decisão.



Comunicado da RASD

República Árabe Sahraui Democrática 

Ministério dos Negócios Estrangeiros.

DECLARAÇÃO À IMPRENSA. 

O Presidente do Perú, Sua Excelência o Sr. Pedro Castillo declarou hoje, por ocasião do primeiro aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas do seu país com a República Saharaui, o firme apego do Perú ao direito do Estado saharaui à autodeterminação e à soberania nacional.

Note-se que a renovação das relações diplomáticas entre o Peru e a RASD, bem como a reafirmação dos princípios de soberania e autodeterminação solenemente expressos pelo Presidente do Peru, representam um retumbante revés para as manobras marroquinas, dos seus lobbies e das suas práticas vergonhosas de compra de vontades, ao mesmo tempo que constituem uma prova irrefutável do avanço irreversível do Estado saharaui para ocupar o lugar que lhe é devido no concerto das Nações".


Sem comentários:

Enviar um comentário