segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Participação saharaui na Conferência da Juventude Socialista de Portugal

 

A delegação saharaui com a nova Secretária-geral da JS, Sofia Pereira.

Nazaré (Portugal). - A União dos Estudantes Saharauis de Saguia Hamra e Rio de Oro (UESARIO) participou na 24.ª Conferência da Juventude Socialista Portuguesa, realizada na cidade da Nazaré de 13 a 15 de dezembro de 2024. O evento, centrado no tema “reforçar os laços para a justiça social”, constituiu uma plataforma de diálogo e debate entre jovens e organizações estudantis de diferentes países, com o objetivo de abordar os actuais desafios sociais e políticos e delinear estratégias para uma cooperação e solidariedade internacional mais efetivas.

A delegação da juventude saharaui foi chefiada por Mamina Cheij, membro do Comité de Relações Externas da UESARIO. Na sua intervenção, Mamina Cheij sublinhou a importância crucial da colaboração entre as organizações de estudantes e de jovens a nível internacional para a resolução de problemas comuns. Destacou também a situação do povo saharaui sob ocupação marroquina, reiterando o seu direito inalienável à autodeterminação e à independência. Foi dada especial atenção ao papel ativo desempenhado pelos estudantes e jovens saharauis na defesa da sua causa nacional.

À margem da conferência, Mamina, acompanhada pelo representante da Frente Polisario em Portugal, Mih Omar, manteve vários encontros bilaterais com diversas personalidades da cena política e da sociedade civil. Entre elas, Bruno Gonçalves, eurodeputado e antigo presidente da Juventude Socialista Internacional (IUSY).

O evento representou uma oportunidade para estabelecer um diálogo com a nova direção da Juventude Socialista Portuguesa, liderada pela sua nova Secretária-Geral, Sofia Pereira, e para trocar ideias com as delegações participantes, incluindo as do Partido da Juventude Socialista da Alemanha e da Juventude de Cabo Verde.

Mamina Cheij

A participação saharaui nesta conferência inscreve-se no quadro do empenhamento permanente da UESARIO em reforçar a solidariedade internacional com a causa saharaui e em consolidar a sua presença nos fóruns internacionais dedicados aos estudantes e aos jovens. Este empenhamento tem como objetivo assegurar que a questão saharaui continue a ser um tema central nos debates políticos e sociais internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário