![]() |
| Massad Boulos, Conselheiro do Presidente dos EUA para os Assuntos Africanos e Árabes |
O
Conselheiro Sénior do Presidente dos EUA para os Assuntos Africanos
e Árabes, Massad Boulos, afirmou que as duas partes em conflito são
a Frente Polisario e Marrocos, referindo que a proposta marroquina
não é a única solução para a questão do Sahara Ocidental.
Em
entrevista ao programa "Diálogo" da France 24, Massad
Boulos esclareceu que a recente resolução do Conselho de Segurança
da ONU não considera a proposta marroquina a única solução para o
conflito do Sahara Ocidental, mas antes abre caminho a outras
propostas, referindo-se implicitamente à proposta da Frente
Polisario.
Boulous declarou que as negociações estão abertas a todas as propostas e que a solução deve passar pela consulta ao povo saharaui.
O conselheiro do Presidente dos EUA indicou que as duas partes em conflito são Marrocos e a Frente Polisario, sublinhando que a solução deve ser satisfatória e aceitável para ambos os lados.
Boulous explicou que um referendo continua a ser uma opção através da qual o povo saharaui pode escolher o seu próprio destino.
Estas declarações refutam a propaganda marroquina que afirma que o Conselho de Segurança adoptou o plano de autonomia da ocupação marroquina como a única solução para o conflito do Sahara Ocidental. Demonstram também que a atual política externa norte-americana se faz de zig-zags estonteantes que deixam a previsibilidade para cálculos de adivinhação...
Esse empolgamento das autoridades marroquinas é tanto que levaram o rei Mohamed VI a decretar mesmo um novo feriado nacional: O 31 de outubro, data em que a última resolução do CS da ONU foi votada. Há quem considere que a decisão do monarca é uma jogada de marketing política que visa também suscitar um contentamento popular e faça esquecer as reivindicações da Geração Z312.

Sem comentários:
Enviar um comentário