segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mulheres no Sahara desativam minas antipessoal



Com o sol do deserto escaldante a bater sobre a paisagem empoeirada e seca, um detetor de metais emite um sinal sonoro intermitente, varrendo cuidadosamente um pouco acima do solo. A operadora avança com cautela em intervalos de 30 centímetros, marcando o chão "seguro" com pedras. Atrás da proteção mínima de uma viseira de plástico e um colete de armadura, a operadora protege os olhos dos raios intensos do sol com um par de óculos de sol de elegante design italiano.






"Meu nome é Miriam Zaid", diz ela. "Tenho vinte e oito anos de idade, e trabalho como operadora de desminagem nos últimos seis anos. Para fazer este trabalho precisamos ser sérios, persistentes, fortes e auto-confiantes. Esta auto-confiança irá permitir que sejamos bem sucedidos. Cada vez que vou para um campo de minas estou cem por cento confiante. Estou sempre tentando melhorar o meu desempenho como operadora de desminagem. Não tenho medo."

Sem comentários:

Enviar um comentário