sábado, 10 de setembro de 2022

Miguel Ángel Rodríguez Mackay demite-se como ministro dos Negócios Estrangeiros do Perú após o escândalo de retirar o reconhecimento da RASD


O Presidente do Perú, Pedro Castillo (à esquerda), quando, a 5 de agosto,
dava posse ao agora ex-ministro dos Negócios Estrangeiros


Madrid (ECS) - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Perú, Miguel Ángel Rodríguez Mackay, apresentou ontem a sua demissão do seu cargo de ministro de Estado. O chefe da diplomacia peruana informou da sua decisão após conversações com o presidente do seu país, Pedro Castillo Terrones.

Numa carta dirigida ao Chefe de Estado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros peruano apresentou a sua demissão irrevogável do cargo de Ministro de Estado no Ministério dos Negócios Estrangeiros e salientou que o seu objetivo durante o seu mandato era revitalizar a política externa do Perú. A sua primeira decisão quando tomou posse foi a de retirar o reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

Mackay tomou posse como Ministro dos Negócios Estrangeiros do Perú a 5 de Agosto, numa cerimónia realizada no Palácio do Governo. No dia 18 do mesmo mês, decidiu retirar o reconhecimento da RASD apenas 11 meses após o estabelecimento de relações bilaterais entre o Perú e a RASD.

Num tweet publicado sexta-feira na sua conta do Twitter, o Presidente do Perú, Pedro Castillo, anunciou que o seu país vai continuar a defender o povo do Sahara Ocidental até que este atinja os seus objetivos. "Um ano após o estabelecimento de relações diplomáticas com a RASD, o Perú reafirma o seu apoio à autodeterminação soberana do povo saharaui", disse Castillo. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros peruano cessante decidiu a 19 de agosto passado, após um ano, romper as relações diplomáticas com a República Árabe Saharaui Democrática (RASD). A decisão foi amplamente criticada pelo Parlamento, pelo Partido Socialista peruano e pela sociedade civil.

Esta decisão foi tomada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros peruano, Miguel Ángel Rodríguez Mackay, após uma conversa com o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Nasser Bourita. 


Sem comentários:

Enviar um comentário