domingo, 31 de dezembro de 2023

A Guerra no Sahara Ocidental de 17 a 31 de Dezembro

 


Neste período assistiu-se a uma intensificação das acções militares do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS), em particular na região de Mahbes e Farsia (noroeste do território ocupado do Sahara Ocidental) e em Auserd, na região de Rio de Ouro, no extremo sul do território.

Desde o dia 17 até hoje, 31 de Dezembro e último dia do ano de 2023, o Exército Saharaui desencadeou pelo menos 24 acções de bombardeamento e flagelação em diferentes posições do muro de defesa marroquino, com particular intensidade na região de Mhabés e Farsia, no nordeste do terriitório do Sahara Ocidental. Nesta zona que integra a região militar de Oued Draa, registaram-se 17 ataques, com especial significado para o ataque ao aeroporto militar da região, a destruição de um sistema de radares e a flagelação de um corpo de forças especiais das FAR marroquinas, tudo posições no interior do muro militar. De realce ainda, o ataque ao quartel-general da Sétima Brigada. Na mesma região do Oue Draa, de destacar ainda 05 ataques na zona de Farsia, um dos quais teve como alvo o quartel-general do comando da retaguarda do 14º Corpo das FAR.




No resto do território, de destacar 03 acções de ataque na região norte-centro de Saguia El Hamra (no centro-norte do território), sendo de salientar um ataque ao aeroporto militar de Smara, a terceira maior cidade das zonas ocupadas. Na região militar sul de Rio de Oro realce para a região de Auserd que foi alvo de três importantes ataques do ELPS. Um outro teve lugar na região de Oum Dreiga.

O Exército de Libertação Saharaui intensificou os bombardeamentos e os ataques estratégicos contra as bases das forças de ocupação marroquinas, os sistemas de radar, os veículos blindados, os camiões, bem como os quartéis-generais e as bases logísticas situadas no extremo sul do Sahara Ocidental ocupado.

O Governo da República Saharaui voltou a advertir que todo o território da República Saharaui, incluindo a sua terra, mar e espaço aéreo, continua a ser uma zona de guerra aberta, devido à violação do cessar-fogo por Marrocos em 13 de novembro de 2020, alertando para o perigo que podem ocorrer todos aqueles que nele possam penetrar.

Fontes: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário