domingo, 27 de março de 2022

Face ao isolamento do Governo do PSOE, Josep Borrell vem em socorro de Pedro Sanchez

 



O isolamento do Presidente do Governo espanhol e do seu ministro dos Negócios Estrangeiros é tal que o Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, teve que vir em socorro de Pedro Sanchez e José Manuel Albares.

Borrel não é particularmente brilhante e, em boa parte das vezes, seria bem melhor estar calado. De uma assentada defende o indefensável e coloca também mal a Comissão Europeia nesta "fotografia".

 

Lusa – 27-03-2022 - O Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, rejeitou categoricamente que a mudança de rumo do Governo espanhol na política sobre o Sahara Ocidental contrarie as disposições das Nações Unidas.

"Espanha não vai contra uma resolução da ONU. Nem a União Europeia", garantiu Borrell à Efe numa entrevista no âmbito do Fórum de Doha.

De acordo com Borrell, a posição da União Europeia sobre o conflito do Sahara Ocidental não mudou. "Continuamos a dizer a mesma coisa, ou seja, que o conflito deve ter uma solução no quadro das resoluções das Nações Unidas", disse.

"Apoiamos o enviado especial da ONU (para o Sahara Ocidental, Staffan) De Mistura, e esta solução deve ser encontrada no quadro de um acordo entre as partes", acrescentou.

Sobre a nova posição do Governo espanhol, que apoia a proposta de Marrocos de que o Sahara Ocidental, uma antiga colónia espanhola, seja uma das suas regiões, embora com autonomia, Borrell disse que tinha de "continuar a ser encontrada num acordo entre as partes".

Borrell disse que embora não fosse o "porta-voz" do Governo espanhol sobre esta questão, tinha ouvido o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, "explicar muito claramente no Parlamento, dizendo que a posição espanhola também continua no quadro das Nações Unidas, que o Governo espanhol manifestou a sua preferência por uma das soluções possíveis, mas que esta solução tinha de continuar a ser encontrada no quadro de um acordo entre as partes".

Sem comentários:

Enviar um comentário